Em apresentação surpresa, Daniela Mercury antecipa Carnaval na Barra

Daniela cantou clássicos de seu repertório e as novas músicas de seu EP Tri Eletro, neste domingo (8), no Farol

  • Foto do(a) author(a) Luan Santos
  • Luan Santos

Publicado em 8 de outubro de 2017 às 20:19

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Ainda faltam quatro meses para o início oficial do Carnaval, mas a cantora Daniela Mercury mostrou, neste domingo (8), que Salvador já está no clima da festa. Em uma apresentação surpresa na Barra, Daniela  cantou clássicos carnavalescos e as novas músicas de seu ET (EP) Tri Eletro, e, acompanhada de 30 dançarinos, fez ainda no chão uma performance de dança de Banzeiro, uma das faixas do trabalho recém-lançado.

Entre o público, que lotou a região do Farol da Barra para assistir ao show, teve de tudo: crianças, adultos, idosos, fãs da cantora, turistas e até banhistas que aproveitavam o dia de sol nas praias do bairro. Agradecendo a presença das pessoas que cantaram com ela os sucessos, Daniela  ressaltou o espírito festivo da capital baiana. "Salvador é diferente, e, com esse espírito festivo, nos permite fazer uma intervenção artística como essa", afirmou.

A apresentação, que durou cerca de três horas e integra uma estratégia de lançamento de Tri Eletro, começou em frente ao farol com dançarinos de Daniela, que fizeram uma performance de Banzeiro. "O disco é tão carnavalesco que ela quis marcar que o Carnaval começou na Bahia", revela Malu  Verçosa, empresária e esposa de Daniela.

O público que começava a chegar ao local se aglomerava em formato de círculo. Daniela, então, se juntou ao grupo e iniciou ali mesmo o espetáculo, antes de subir no trio, que saiu do Barra Center. No início, somente aqueles que foram atraídos pelos burburinhos das redes sociais se concentravam no farol para esperar a artista. Depois, foi só começar para o público aumentar.

De cima do trio, ela cantou as novas músicas e sucessos de 'outros carnavais' como Faraó Divindade do Egito, Maimbê Dandá, O Canto da Cidade e Protesto Olodum, além de clássicos como Chame Gente. No trio, ela voltou à frente do Farol, onde finalizou o espetáculo. Daniela arrastou uma pequena multidão de foliões com o show surpresa que fez ontem na Barra (foto/Evandro Veiga) Surpresa

O repertório era exatamente o esperado pelo administrador João Lennon, 25, que foi assistir ao show com um grupo de dez amigos, todos fãs de Daniela. Ele conta que ficou sabendo da surpresa pelo Twitter. "Vi uma foto de um trio elétrico com o nome dela parado no Barra Center. Disseram que teria um show surpresa. Começamos a mobilizar a galera e viemos", revela Lenonn, que já está com a letra de Banzeiro na ponta da língua, mesmo com a música lançada há apenas três dias. "Sem dúvida, uma das melhores coisas já lançadas na Bahia nos últimos tempos", diz o fã.

Para a cuidadora de idosos Eliana Andrade, 48, que estava no grupo de João, a surpresa feita pela cantora é mais uma prova de que ela sempre inova na música baiana. "Daniela é fundamental para o resgate do nosso Carnaval, e esse trabalho novo mostra isso", pontua.

Sem pestanejar, o grupo de amigos aposta que Banzeiro já nasce como favorita ao título de música do Carnaval de 2018. "Não é uma canção como essas que vemos anualmente, sem letra, sem conteúdo. Banzeiro resgata aquele Carnaval dos tempos áureos, é uma mistura de artes", opina a microempreendedora Vani Nascimento, 45.

Os frequentadores da Feira da Cidade, que foi realizada em frente ao farol neste final de semana, também curtiram a apresentação. Um deles foi o turista paulista César Almeida, 38, que foi à Barra atraído pela 'fama' da feira. "Quando cheguei e vi o trio de Daniela, quase não acreditei. Me disseram que Salvador tinha Carnaval o ano inteiro, mas não acreditei. Agora, não tem como duvidar", brincou. 

Os amigos Mateus Brito, 20, e Alan Santana, 23, estavam na praia quando viram o trio começar a tocar Banzeiro. Pensaram que era alguma atração da Feira da Cidade. "Ainda não tínhamos ouvido a nova música de Daniela, mas reconhecemos pela voz. Decidimos ir ver o que estava acontecendo e fomos pegos de surpresa", conta Alan.

A dupla reconhece que não é fã da cantora, mas nem por isso deixou de curtir a festa. "Daniela é um grande nome da nossa música, e agora abre o nosso Carnaval", complementa Mateus.