Embasa descobre gato de água em universidade na Paralela

Academia no Costa Azul também foi flagrada desviando água

Publicado em 8 de março de 2018 às 12:17

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arquivo CORREIO

Técnicos da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) descobriram uma ligação clandestina abastecendo a  faculdade União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime-Salvador), na Rua Professor Fernando Rocha, nas proximidades da Avenida Paralela, em Salvador.

A fraude foi descoberta enquanto a equipe da empresa de águas realizava uma sondagem para verificação de falta de água nos bairros. “Foi identificado um 'by-pass', desvio de água feito a partir de um ponto instalado indevidamente antes do hidrômetro, para impedir o registro do consumo real de água pelo aparelho medidor”, explicou Aline Lessa, supervisora de grandes consumidores da Embasa, em nota.Em nota, a assessoria da  Unime Salvador disse que é locatária do imóvel situado à rua onde a fraude foi descoberta.  A instituição afirmou "que foi surpreendida pela notificação da concessionária" sobre o serviço de fornecimento de água, e que está tomando as providências necessárias para regularizar a situação junto aos proprietários do imóvel.

Na última sexta-feira (2), durante outra ação de fiscalização na cidade, a Embasa descobriu uma outra fraude, desta vez abastecendo uma academia localizada na Rua Adelaide Fernandes da Costa, no bairro do Costa Azul, que apresentava um consumo inferior ao estimado.

O furto de água é qualificado como crime contra o patrimônio, de acordo com o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cujo parágrafo 3º, ao tratar de furtos, equipara “à coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico”. A pena prevista na lei é reclusão de um a quatro anos e multa.

Se você souber de algum caso de desvio de água pode fazer denúncia anônima pelo 0800 0555 195.