Enem: método de estudo ajuda candidato a usar o tempo a seu favor

Técnica pomodoro, inventada por italiano, ajuda a administrar o tempo de estudo e trabalho para melhorar produtividade

  • Foto do(a) author(a) Hilza Cordeiro
  • Hilza Cordeiro

Publicado em 2 de agosto de 2017 às 02:31

- Atualizado há um ano

Além de resumir, grifar, copiar e ler em voz alta, há outras estratégias mais elaboradas - e por que não dizer menos ortodoxas? - de estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como explica o professor Leandro Piccini, pesquisador em neurociência para a aprendizagem.

Um dos métodos indicados por ele é a técnica pomodoro. Mas, calma. Não tem nada a ver com estudar se alimentando à base de polpa de tomate comprada em supermercado. A técnica é assim conhecida porque, em 1980, o italiano Francesco Cirillo criou um cronômetro de cozinha em forma de tomate (pomodoro, em italiano), para administrar melhor seu tempo de trabalho e aumentar sua produtividade.

Cirillo passou a fazer uma atividade a cada 25 minutos, dando uma pausa de 5 minutos para distrações após a conclusão da tarefa. A cada quatro “pomodoros”, ele deveria dar uma pausa de meia hora. O inventor acreditava que as pausas eram necessárias para manter a agilidade mental.

Mais recentemente, esse mesmo método passou a ser aplicado nos estudos. O próprio site da Cirillo Company indica a The Pomodoro Technique® para estudantes, apontando como vantagens a melhoria da velocidade de leitura e a distribuição de tarefas em etapas menores (como elaborar um documento de pesquisa, por exemplo).

No entanto, Piccini acredita que é preciso haver uma adaptação. “A técnica não foi feita para o estudante e, por isso, acredito que a adaptação ideal é fazer de 40 a 50 minutos de estudo, com 10 minutos de pausa”, defende ele, justificando que é assim que funcionam os intervalos de aulas no modelo atual das escolas.

Para o professor Piccini, o estudo precisa ter um início e um fim definidos e, por isso, a pausa pode desconcentrar e fazer com que a pessoa procrastine. “Além de ser pouco tempo, se ele se distrai nesses 25 minutos, se desconcentra. O problema é que nós levamos cerca de 20 a 30 minutos para retomar a concentração, então, o ideal é aumentar o tempo de exposição ao estudo e depois desses 50 minutos o estudante deve passar para outra matéria para fazer render o aprendizado”, sugere.