Escritora nigeriana Chimamanda Adichie brilha também em contos

Por Hagamenon Brito

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de agosto de 2017 às 11:33

- Atualizado há um ano

Nascida em berço universitário na Nigéria e radicada nos Estados Unidos desde os 19 anos, Chimamanda Ngozi Adichie, 39,  é uma das novas escritoras mais fascinantes do mundo. 

A sua expressiva e sofisticada militância em prol da igualdade de gêneros e raça é importante e até lhe rendeu um sample na canção Flawless, (2014) da estrela pop Beyoncé, mas acima de tudo está o seu grande talento literário. Aliás, literatura e vivência pessoal são faces intrinsicamente ligadas em Adichie. Radicada nos EUA, Chimamanda Ngozi Adichie, 39 anos, já vendeu mais de 40 mil exemplares no Brasil Sucesso editorial também no Brasil, a autora dos romances Meio Sol Amarelo/2008 (vencedor do Orange Prize de ficção e adaptado para o cinema) e Americanah/2014 (ganhador do National Book Critics Circle Award), e dos ensaios Sejamos Todos Feministas (2015) e Para Educar Crianças Feministas (2017), também brilha como contista, como prova No Seu Pescoço (2009/256 págs.), editado agora no país pela Companhia das Letras em papel (R$ 39,90) e e-book (R$ 27,90). 

Os 12 contos contêm os elementos essenciais na literatura emotiva de Adichie: imigração, desigualdade racial, conflitos religiosos e relações familiares. As histórias se movem entre os subúrbios da Nigéria e os bairros americanos onde os imigrantes nigerianos tentam viver a versão possível do american dream, tirados da tradição da África e lançados numa modernidade que teimam em não aceitar inicialmente. 

No conto que dá título ao livro, uma jovem deixa a Nigéria para morar nos EUA, onde vive a experiência de ser uma estrangeira. A angústia da personagem gera imagens que provocam empatia imediata no leitor: “À noite, algo se enroscava no seu pescoço, algo que por muito pouco não lhe sufocava antes de você cair no sono”.  O livro No Seu Pescoço reúne 12 contos Em Uma Experiência Privada, uma jovem cristã rica, estudante de medicina, se vê forçada a conviver num esconderijo com uma senhora muçulmana pobre, sendo confrontada com a diferença do outro, como acontece tantas vezes nos livros de Adichie, uma mulher especial. 

Português Diogo no Brasil

Sucesso lusitano com seu pop influenciado pelo R&B, Diogo Piçarra, 26 anos, vem ao Brasil divulgar seu novo álbum: “do=s”. De segunda a quarta-feira da próxima semana, o cantor dá entrevistas, grava um clipe com Anavitória (uma versão de Trevo) e faz um show exclusivo para fãs, mídia e convidados, em São Paulo. Com um som pop influenciado pelo R&B, Diogo Piçarra, 26 anos, gravará clipe com Anavitória no Brasil Natural de Faro, no Algarve, Diogo ganhou projeção ao vencer o programa Ídolos português, em 2012, o que lhe rendeu um curso de música na London Music School, em Londres, e um contrato com a Universal Music. Dialeto, o primeiro single do novo álbum, saiu em março e tem mais de 10 milhões de visualizações.  

Universal lança novo álbum de Jay Z em CD no Brasil

Disponível nas plataformas digitais, menos no Spotify e no Deezer, o novo e bom álbum de Jay Z, 4:44 (Universal), sai em CD no Brasil. Em seu álbum mais confessional, o poderoso rapper recebe os convidados Frank Ocean e Damian Marley e abre o coração ao pedir desculpas à mulher, Beyoncé, por traição e revelar que a sua mãe, Gloria Carter, é lésbica. 4:44 é mais um bom álbum do rapper Jay Z