Espaço Cultural da Barroquinha recebe mostra Orixás da Bahia

Mostra foi criada em 1973 por D. Elyette Magalhães com assessoria de Mãe Menininha do Gantois

Publicado em 22 de janeiro de 2018 às 15:45

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Como parte da programação do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado no dia 21 de janeiro, o Espaço Cultural da Barroquinha reinaugurou neste domingo a Fonte de Oxum e a exposição Orixás da Bahia. Abertas à visitação gratuita, sempre de quarta a domingo, das 14h às 19h, tanto a exposição quanto a fonte poderão ser visitasas por período ainda indefinido. As iniciativas buscam o fortalecimento cultural e religioso das religiões de matriz africana em Salvador.

A exposição Orixás da Bahia é uma mostra composta por 16 estátuas confeccionadas em papel marchê e em tamanho natural de divindades africanas, esculpidas pelo já falecido artista plástico Alecy Azevedo. As obras integram o acervo do Museu da Cidade e ficarão expostas na Galeria Juarez Paraíso. Na década de 70, a Iyalorixá Mãe Menininha do Gantois foi responsável por vestir os orixás que integram a Orixás da Bahia, quando a mostra foi apresentada pela primeira vez.

O trabalho de restauração das vestimentas, adereços e ferramentas usadas pelas divindades representadas na mostra foi projetado e executado por Maurício Martins (aderecista e figurinista), Jane Palma (gerente de Biblioteca, Livro e Leitura da FGM) e pelas costureiras Joselita França, Alzedite Santos e Jucélia Santos.

Já a Fonte de Oxum, localizada na lateral externa do Espaço Cultural da Barroquinha, foi totalmente reformada e contou com projeto de restauro completo desenvolvido através do Studio Argolo, além do amparo espiritual do sacerdote do Terreiro Kwe Vodun Zo, Doté Amilton.