Espaço no Terreiro de Gantois guarda mais de 500 peças de Mãe Menininha; veja fotos

Líder religiosa faria 123 anos nesta sexta-feira (10) se estivesse viva

  • Foto do(a) author(a) Carol Aquino
  • Carol Aquino

Publicado em 10 de fevereiro de 2017 às 07:30

- Atualizado há um ano

Na pequena cama onde Mãe Menininha dormia estão a bengala e o baú em que ela guardava miudezas e presentes que dava a algumas das pessoas que lhe visitavam. O rádio que gostava de ouvir também está lá.  Ao lado da cama, a bacia e o jarro que usava para se lavar e a mesa original em que jogava búzios. Tudo é preservado intacto.

Quem quiser ter o privilégio de conhecer mais de perto a mulher e sacerdotisa que comandou o Terreiro Ilé Iyá Omi Asé Iyamasé,  mais conhecido como Gantois, por 64 anos, pode visitar o Memorial que leva o nome como  ficou conhecida e é mantido no espaço onde ela viveu. Localizado dentro do terreiro, na Federação, o Memorial abriga mais de 500 peças pessoais e ritualística da mãe de santo. No espaço, será iniciada hoje a primeira etapa de uma requalificação.

[[galeria]]

Nascida - e criada no terreiro -    em 10 de fevereiro de 1894,   Maria Escolástica da Conceição Nazaré, a Mãe Menininha, que  foi símbolo da resistência negra e do combate à intolerância religiosa, passou os últimos anos de vida nos aposentos que  abriga o Memorial. Hoje ela completaria 123 anos. O museu foi criado na mesma data do aniversário dela, em 1992, e é dividido em três áreas: o espaço da mulher, “Maria Escolástica”, que guarda objetos de ordem pessoal; o espaço da sacerdotisa, “Mãe Menininha”, com objetos ritualísticos, e a ambientação do seu aposento.

Entusiasta da preservação do patrimônio material e imaterial das religiões de matriz africana, nada mais natural que os seus aposentos e pertences servissem de guia para que  mais pessoas bebessem no legado de sabedoria que ela distribuiu durante a vida. Junto com o  marido, o advogado Álvaro MacDowell de Oliveira, fundou a União Brasileira dos Estudos e Preservação dos Cultos Africanos.

O espaço Quem visita o Memorial tem o privilégio de estar mais perto da intimidade da sacerdotisa. Um dos espaços preserva o quarto onde ela dormia e recebia amigos e filhos e filhas de santo, com todos os seus objetos originais. Na parede, uma placa com os dizeres “Aqui mora a melhor mãe do mundo” revela o carinho que despertava nos seus filhos. Também estão pendurados seus terços em madeira, quadros, além de fotos antigas da sacerdotisa mais famosa da Bahia. Embora a presença de elementos da religião católica causem estranheza à primeira vista, Mãe Menininha frequentava missas e guardava as imagens de santos católicos que tinha herdado da família.

Entre os santos que tinha no quarto estava Santa Escolástica, que é comemorada no dia em que Mãe Menininha nasceu - 10 de fevereiro - e deu origem ao seu nome de batismo. Ela pregava a tolerância religiosa, acima de tudo, e não se furtava ao diálogo com outras religiões. No canto, a namoradeira onde Mãe Menininha poderia ser encontrada muitas vezes, descansando ou conversando com alguma visita. No espaço ainda se veem alguns  xales que ela gostava de usar. Vaidosa,  andava sempre bem arrumada. Acervo pessoal de Mãe Menininha no Terreiro do Gantois(Foto: Evandro Veiga/CORREIO)No cômodo ao lado do quarto fica o espaço mulher “Maria Escolástica” que traz preciosidades como os óculos com que Mãe Menininha era sempre vista, uma bengala de marfim, talheres, espelho, louça e outros objetos de uso pessoal. Também é possível ver a louça antiga, além de medalhas e honrarias que a sacerdotisa recebeu, como a Medalha 2 de Julho e a Comenda Regente Feijó.

AcervoRecentemente, foram incorporados ao acervo um dos tronos que ela usava no terreiro, uma saia de festa, além de um atabaque. Os pertences vieram de outros museus e fazem parte do Plano de Salvaguarda Patrimonial do Gantois, que está trazendo de volta à casa objetos e documentos que estavam espalhados em instituições de todo o mundo, como o Museu Smithsonian, nos Estados Unidos, e no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.

No anexo superior do Memorial, onde fica o espaço da sacerdotisa, o visitante vê de  perto os objetos sagrados de  Mãe Menininha. Lá está, por exemplo, o elemento mais antigo do acervo, uma quartinha (espécie de vaso) datada de 1849. Ela foi uma herança que a ialorixá recebeu da sua bisavó e fundadora do Terreiro Ilé Iyá Omi Asé Iyamasé (mais conhecido como Terreiro do Gantois),  a africana Maria Júlia da Conceição Nazareth.

Em 1902, aos 8 anos, Mãe Menininha carregava na cabeça pela primeira vez o objeto sagrado durante a festa das quartinhas de Oxóssi. Honraria destinada somente à família da ialorixá de um terreiro, era um sinal que Mãe Menininha era reconhecida pelas filhas de santo mais velhas como alguém que seria especial na hierarquia do terreiro. Com tão pouca idade, ela já era egbomi. Ou seja, tinha cumprido os sete anos de obrigação da feitura de santo e não era mais considerada uma noviça.

Entre os tantos objetos sagrados estão o trono em que Mãe Menininha ficava durante as celebrações e cultos, as ferramentas de orixá e adjás (elementos sonoros usados em rituais para chamar os orixás), além de joias de axé. Lá também estão as saias de vários tecidos, de seda, de organza, de cassa, além das batas e os panos da costa usados por ela, todos em perfeito estado de conservação, além de indumentárias usadas em celebrações especiais.