Espanha mantém nível de alerta terrorista neste sábado (19)

Autoridades vão intensificar medidas de segurança em lugares e eventos de grande afluência

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de agosto de 2017 às 11:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: (AFP)

Depois dos atentados da Catalunha da última quinta (17), o clima de temor continua na Espanha neste sábado (19). As autoridades do país decidiram manter em nível 4 o alerta terrorista sobre uma escala de 5. Segundo a Agência EFE, no entanto, as medidas de segurança em zonas turísticas e infraestruturas serão reforçadas, foi o que anunciou o ministro do Interior, Juan Ignacio Zoido.

Em coletiva de imprensa, ele explicou que este nível 4 será reforçado com a intensificação das medidas de segurança em lugares e eventos de grande afluência, com "especial ênfase" nas zonas turísticas. Zoido presidiu a reunião extraordinária da mesa de avaliação da ameaça terrorista e depois foi para o Palácio da Moncloa, sede oficial do Executivo, para informar ao presidente do governo, Mariano Rajoy, sobre esta decisão.

Participaram da reunião responsáveis das forças e corpos de segurança do Estado e da inteligência em matéria antiterrorista, além das polícias autonômicas (regionais) da Catalunha e do País Basco.

Com a opinião unânime de todos estes especialistas, a mesa decidiu que a Espanha seguirá em nível de alerta antiterrorista 4 e não irá elevá-lo a 5 (o máximo, o que significaria a presença do Exército nas ruas), ao entender que não existe um risco de "atentado iminente".

A Espanha ativou o nível 4 de alerta antiterrorista em 26 de junho de 2015 após os sucessivos atentados da Tunísia, França, Kuwait e Somália.