Estudante brasileira vence Olimpíada Nuclear na Áustria

Alice Cunha da Silva, 25 anos, cursa o último ano de Engenharia Nuclear na UFRJ

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2015 às 18:14

- Atualizado há um ano

(Foto: Reprodução/Facebook)Uma brasileira venceu a Olimpíada Nuclear disputada na cidade de Viena, na Áustria. O resultado do evento mundial voltado a estudantes interessados em desenvolver técnicas nucleares foi anunciado nesta quinta-feira (17).

Alice Cunha da Silva, 25 anos, cursa o último ano de Engenharia Nuclear na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Além de Alice, outros quatro finalistas foram selecionados para a última etapa da competição. Para chegar à final da competição, ela produziu um vídeo um minuto sobre algum tem relacionado à área. Alice buscou inspiração no problema de saúde enfrentado pela avó.

"Minha avó tem câncer e passou por tratamentos nucleares para se curar. Esse tema estava extremamente perto de mim e da minha família. Não tinha como eu fazer um vídeo sobre outra coisa", disse. Na etapa final, a jovem apresentou aos juízes uma dissertação sobre a produção de radioisótopos.

"Uma experiência fantástica para aumentar a conscientização sobre aplicações nucleares para o desenvolvimento global. Os objetivos foram totalmente cumpridos", informou a World Nuclear University, responsável pela organização do evento.