Evento gratuito mistura novatos e veteranos da música brasileira

Anitta e Gilberto Gil estão entre os mais de 30 artistas do festival Combina MPB, que acontece de sexta a domingo

  • Foto do(a) author(a) Laura Fernades
  • Laura Fernades

Publicado em 29 de novembro de 2017 às 06:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação
Tiago Iorc e Milton Nascimento apresentam a turnê Mais Bonito Não Há, sexta, às 22h15 por Foto: Divulgação

Já pensou como seria um show de Gilberto Gil com Anitta, ou de Milton Nascimento com Tiago Iorc? Imaginou ver Carlinhos Brown com a dupla Anavitória, ou Daniela Mercury com Johnny Hooker? Pois essas misturas aparentemente inusitadas marcam a primeira edição do Combina MPB, festival gratuito que acontece, de sexta (1) a domingo (3), no Wet’n Wild, com mais de 30 artistas de diferentes gerações.

Organizados em 12 apresentações coletivas, com 1 hora e 20 minutos de duração, cada, estão artistas como Maria Rita, Arnaldo Antunes, Pretinho da Serrinha, Os Paralamas do Sucesso, Gaby Amarantos e Márcio Victor. A programação, que acontece  em dois palcos e será transmitida pelos canais Multishow e Bis, inclui ainda  Nando Reis, Saulo, BaianaSystem, BNegão, Luiz Caldas e Emicida.

Com curadoria de Cristina Doria e Andrea Franco, o Combina MPB equilibra nomes da nova cena com atrações já consagradas. “Aqueles que estavam tão acostumados à MPB tradicional também vão entender que MPB combina com tudo”, garante a empresária Flora Gil, 57 anos, responsável pela organização do evento.

Gilberto Gil, 75, por exemplo, convida a cantora carioca Anitta, 24, para seu show no domingo. Juntos, os dois cantam clássicos do repertório de Gil  e, em seguida, Anitta assume o palco com hits como o recente Downtown, que atingiu mais de um milhão de streaming em um só dia no Spotify, e Paradinha, que conta com mais de 200 milhões de visualizações no YouTube.

“Anitta é uma empreendedora de sua indústria. Tem as matérias-primas, as máquinas e as ideias. Fala inglês, espanhol, vai que vai. E, ao mesmo tempo, tem uma ambição apaziguada e não se nota nela uma vexatória para o alcance das coisas. Admiro Anitta”, elogia Gillberto Gil.

Gil destaca, ainda, que a música brasileira é um território onde acontecem muitos encontros entre artistas que se “deslocam dos seus lugares artísticos para o lugar do outro”. “Isso já é da tradição. Um show como este é mais um desafio no sentido de levar adiante esse conceito de combinação, que combina também com os tempos atuais de compartilhamento via internet”, defende.

[[galeria]]

Equilíbrio Do funk ao samba, passando pelo pop e tecnobrega, diferentes gêneros musicais marcam o evento que tem curadoria e produção da Expresso 2222 Produções. “Vamos misturar guitarrada e tecnobrega com o pagode baiano e não tenho dúvida de que dará um super caldo. Pará e Bahia têm tudo a ver”, garante o cantor paraense Felipe Cordeiro, 33.

Felipe se apresenta no sábado com a conterrânea Gaby Amarantos, o cantor Márcio Victor e o coletivo Àttøøxxá. O repertório passeia por músicas autorais de cada um dos convidados, formato que se repete nos outros shows do evento. “Festivais como esse ajudam a desentortar narizes”, elogia Felipe, citando o preconceito histórico sofrido por gêneros como o brega e o pagode.

“Em tempos de tamanha polaridade e intolerância em todos os âmbitos de convivência, a combinação inusitada das atrações chega para espalhar amor e equilíbrio”, reforça Flora Gil sobre o evento  que é  patrocinado pelo Banco Bradesco e CCR Metrô BA, através da Lei Rouanet, e pela Brahma Extra e pelo Governo do Estado da Bahia, através da Bahiatursa e do Fazcultura.

“O que me inspirou a criar o festival, primeiramente, foi gostar de música e respeitar todos os gêneros”, conta Flora, que optou por um evento gratuito por ser inédito. “Me inspira a criação de um festival que tem como principal objetivo tirar gente de casa, ir para rua, na paz e poder desfrutar da convivência e de um de nossos maiores tesouros: a música”.

PROGRAMAÇÃO  Sexta 18h - Palco Melodia Pretinho da Serrinha Mariene de Castro Maria Rita Roberta Sá   19h25 – Palco Harmonia Alexandre Pires Paulo Miklos Arnaldo Antunes   20h50 - Palco Melodia Os Paralamas do Sucesso Dado Villa Lobos   22h15 - Palco Harmonia Milton Nascimento Tiago Iorc  Sábado 18h - Palco Melodia Luiz Caldas Larissa Luz

19h25 – Palco Harmonia Felipe Cordeiro Gaby Amarantos Márcio Victor Àttøøxxá

20h50 - Palco Melodia Nando Reis 2 Reis   22h15 – Palco Harmonia Carlinhos Brown Anavitória  Domingo 18h - Palco Melodia Sinara Saulo Jau   19h25 – Palco Harmonia BaianaSystem BNegão Emicida   20h50 - Palco Melodia Johnny Hooker Daniela Mercury As Bahias e a Cozinha Mineira

22h15 – Palco Harmonia Gilberto Gil Anitta

Serviço O quê: Festival Combina MPB Quando: De sexta (1/12) a domingo (3/12), a partir das 18h. Abertura dos portões: 13h Onde: Wet'n Wild (Av. Paralela, 280) Entrada gratuita (acesso permitido até a lotação máxima de 40 mil pessoas)