Evento no Campo Grande celebra Dia Municipal Contra Medicalização da Sociedade

salvador
11.11.2017, 17:08:00
(Divulgação)

Evento no Campo Grande celebra Dia Municipal Contra Medicalização da Sociedade

Programação gratuita segue até às 20h. Data fala da importância de ficar atento ao excesso de medicalização

Acontece até às 20h deste sábado (11), no Campo Grande, a celebração do Dia Municipal de Luta contra a Medicalização da Educação e da Sociedade. Gratuito, o evento reúne várias atividades, incluindo atrações musicais e números de dança. O tema este ano é ‘Só a luta coletiva mudará as nossas vidas: coragem, amor, coragem!’.

No início da programação, por volta das 15h, o artista Jão Nogueira ensinou crianças a criar bolhas de sabão gigante. O grupo Corrupio segue a programação com um repertório divertido com canções, brincadeiras e histórias

A ideia do evento é conscientizar o público sobre a medicalização da sociedade, “dando visibilidade aos fatores que afetam a saúde física e psicológica das pessoas, que têm a ver com a forma como temos vivido nossas vidas, e não apenas com questões individuais e orgânicas”, explica Lygia Viégas, psicóloga, pesquisadora da Faculdade de Educação da Ufba e membro do Fórum Nacional sobre Medicalização da Educação e da Sociedade.

O Dia Municipal de Luta contra a Medicalização entrou no calendário municipal pela Lei 8.857/2015 sancionada em 2015. “A ideia é pensar sobre como podemos construir, ativa e coletivamente, uma vida mais saudável nos dias de hoje”, explica Lygia. “É importante ressaltar também, que em tempos de perda de direitos, esse dia não é só de celebração, mas também de resistência e luta”, finaliza, destacando a importância de mostrar à população os efeitos da medicalização.