Assine

Evento no Campo Grande celebra Dia Municipal Contra Medicalização da Sociedade


 

Programação gratuita segue até às 20h. Data fala da importância de ficar atento ao excesso de medicalização

  • Da Redação

Publicado em 11/11/2017 às 17:08:00
Atualizado em 17/04/2023 às 18:22:04
. Crédito: Divulgação

Acontece até às 20h deste sábado (11), no Campo Grande, a celebração do Dia Municipal de Luta contra a Medicalização da Educação e da Sociedade. Gratuito, o evento reúne várias atividades, incluindo atrações musicais e números de dança. O tema este ano é ‘Só a luta coletiva mudará as nossas vidas: coragem, amor, coragem!’.

No início da programação, por volta das 15h, o artista Jão Nogueira ensinou crianças a criar bolhas de sabão gigante. O grupo Corrupio segue a programação com um repertório divertido com canções, brincadeiras e histórias

A ideia do evento é conscientizar o público sobre a medicalização da sociedade, “dando visibilidade aos fatores que afetam a saúde física e psicológica das pessoas, que têm a ver com a forma como temos vivido nossas vidas, e não apenas com questões individuais e orgânicas”, explica Lygia Viégas, psicóloga, pesquisadora da Faculdade de Educação da Ufba e membro do Fórum Nacional sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. O Dia Municipal de Luta contra a Medicalização entrou no calendário municipal pela Lei 8.857/2015 sancionada em 2015. “A ideia é pensar sobre como podemos construir, ativa e coletivamente, uma vida mais saudável nos dias de hoje”, explica Lygia. “É importante ressaltar também, que em tempos de perda de direitos, esse dia não é só de celebração, mas também de resistência e luta”, finaliza, destacando a importância de mostrar à população os efeitos da medicalização.