Ex-governador Sérgio Cabral é preso pela PF no Rio de Janeiro

A prisão é preventiva e faz parte de duas operações: a Lava Jato e a Calicute

Publicado em 17 de novembro de 2016 às 06:38

- Atualizado há um ano

O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral foi preso pela Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira (17), em sua casa no bairro Leblon, na zona sul. A prisão é preventiva e faz parte de duas operações: a Lava Jato e a Calicute. Neste momento, policiais federais conduzem o ex-governador para a Superintendência da PF, na Praça Mauá, zona portuária da cidade.Houve tumulto na porta da casa do ex-governador (Foto: Reprodução/TV Globo)Os dois mandados contra o político foram expedidos pelos juízes Sergio Moro, em Curitiba, e Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro. Adriana Anselmo, esposa de Cabral, também foi alvo da Operação Calicute e conduzida coercitivamente.

Pela Lava Jato, Cabral é investigado pela acusação de cobrança de propina em contratos com o poder público. Já no Rio, ele é alvo de desdobramentos baseados na delação premiada do empresário Fernando Cavendish. Foto: Arquivo EBCCom a prisão de Cabral, a PF investiga o desvio de recursos públicos federais em obras realizadas pelo governo do Rio. O prejuízo estimado ultrapassa R$ 220 milhões.

No total, duzentos e trinta agentes cumprem 38 mandados de busca e apreensão, oito mandados de prisão preventiva, dois mandados de prisões temporárias e 14 mandados de condução coercitiva expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, além de 14 mandados de busca e apreensão, dois mandados de prisão preventiva e um mandado de prisão temporária expedidos pela 13ª Vara Federal de Curitiba.