Ex-roqueira que se tornou jihadista é morta por ataque a drone na Síria

Jones atuava recrutando extremistas pelas redes sociais para o EI

  • D
  • Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2017 às 14:53

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução

A jihadista britânica Sally Jones foi morta por um drone dos Estados Unidos na Síria, segundo informação do The Sun. No mesmo ataque, o filho de 12 anos da ex-roqueira também morreu. Jones atuava recrutando extremistas pelas redes sociais para o Estado Islâmico. (Foto: Reprodução) A britânica se converteu ao Islâ e viajou para a Síria em 2013. Na imprensa da Inglaterra, ela recebeu o apelido de "Viúva Branca". O marido dela, Junaid Hussain, também terrorista, foi morto por um ataque a drone há dois anos. Depois da morte dele, a jihadista ameaçou fazer um ataque suicida em vingança.

Sally e o filho foram atingidos em junho por um bombardeio perto da fronteira entre Síria e Iraque. Ela estaria tentando atravessar para o reduto extremista que fica em Raqqa. 

Os americanos afirmaram na época que era impossível saber se Sally era a morta, já que não foi possível recolher DNA no local do bombardeio. Mesmo assim, fontes britânicas estão "confiantes" de que se tratava dela, assim como do filho.

Antes de se converter, Sally era cantora de uma banda punk. Em 2013, ela deixou sua casa em Kent para casar com Hussain, que conheceu na internet.