Exposição que celebra 80 anos de Tom Zé vai até este domingo (6)

Mostra gratuita Tom Zé 80 Anos acontece na Caixa Cultural, das 9h às 18h

Publicado em 5 de agosto de 2017 às 06:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: André Conti/Divulgação

A exposição Tom Zé 80 anos, em homenagem às oito décadas de vida de um dos maiores cantores e compositores brasileiros, fica em cartaz na Caixa Cultural Salvador até este domingo (6).  Vista por mais de 6 mil pessoas, a mostra gratuita e traz obras gráficas, digitais e interativas que rememoram a trajetória do artista baiano, natural da cidade de Irará, que é ícone da Música Popular Brasileira (MPB). A mostra está aberta neste sábado (5) e domingo (6), das 9h às 18h. 

Em instalações assinadas pelo curador e produtor de mídia interativa André Vallias, músicas, fotos, textos e depoimentos misturam-se a uma linha do tempo detalhada que perpassa os anos de vida de Tom Zé. Fotos de acervo, textos com inclusões em braile e vídeos extraídos de diversos documentários relevam a sua originalidade desde a origem no interior da Bahia até o reconhecimento internacional. Confira abaixo um vídeo de quando o cantor visitou o local, em julho. 

Idealizada pela cantora, produtora cultural e amiga Bete Calligaris. “Essa exposição tem muito conteúdo para as pessoas conhecerem esse fenômeno que é o Tom Zé”, resume o curador da exposição, o designer, produtor de mídia interativa e poeta paulista André Vallias, 53, também responsável pela mostra Gil 70.  

“O nome dele é conhecido, mas a obra não. Quanto mais informação, melhor para entender o método de Tom Zé de fazer as coisas, o gestual, a performance. Isso requer tempo. A exposição é uma forma de mergulhar de maneira mais intensa nessa cultura oral nordestina”, acredita Vallias.

Um espaço faz referência ao pioneirismo digital de Tom Zé. Em ‘Estudando o Sampler’, instalação de música interativa, visual e imersiva, a sala de galeria transforma-se em uma máquina de sampler, controlada pelos movimentos do corpo dos visitantes através de um sensor.

[[galeria]]

Ao conversar sobre a exposição com o CORREIO - antes mesmo da mostra começar - Tom Zé evitou falar sobre a importância de sua própria obra. “No sertão, dizem que elogio de boca própria é vitupério. Quem fala muito, não faz. É preciso ficar calado para o coração continuar trabalhando”, justifica o artista nascido em Irará e considerado um dos gênios da MPB. “Não sou gênio, sou um trabalhador maníaco”, disse com simplicidade. “Isso é uma coisa que me dá força”, agradeceu Tom Zé, que chegou a ser tachado de “futuro delinquente”, quando ainda era um menino tímido em Irará.

ServiçoExposição Tom Zé 80 anosPeríodo: até 6 de agosto de 2017 (domingo)Horário: das 9h às 18h, sábado (5) e domingo (6) Local: Caixa Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador)Entrada francaInformações: (71) 3421-4200

[[saiba_mais]]