Exposição reúne obras inéditas de Bernabó no MAB

Ramiro Bernabó veio morar na Bahia aos 4 anos de idade com o pai, o também artista plástico Carybé

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de janeiro de 2018 às 14:29

- Atualizado há um ano

O universo dos sonhos é marcante no trabalho que o artista plástico argentino Ramiro Bernabó, 70 anos, apresenta na exposição Matéria Onírica, que abre hoje, às 19h, no Museu de Arte da Bahia (MAB). Ramiro, que veio morar na Bahia aos 4 anos com o pai, o pintor Carybé (1911-1997), apresenta trabalhos inéditos que incluem esculturas feitas com metal, pedra, argila, além de uma série de pinturas.

Curador da exposição, Ayrson Heráclito, 49, destaca que as obras de Ramiro têm uma “força inconsciente” e um universo onírico forte. “Os sonhos não são sempre doces e leves, mas são imagens que habitam esse surrealismo tropical, mestiço, brasileiro, com influências da arte moderna e da tradição da arte afro-brasileira”, explica.

“Um dos maiores escultores vivos do Brasil”, reforça Heráclito, Ramiro dá início ao calendário comemorativo do centenário do MAB, que inclui exposições de Renato da Silveira, Miguel Cordeiro e Juarez Paraíso.   

Serviço: Museu de Arte da Bahia (Corredor da Vitória, 2340 | 3117- 6902). Abertura hoje, às 19h. Visitação: terça a domingo, das 13h às 19h.