Exposição reúne vencedores do Prêmio Pierre Verger

Mostra coletiva e gratuita tem abertura nesta terça (19), no Palacete das Artes

  • Foto do(a) author(a) Laura Fernades
  • Laura Fernades

Publicado em 19 de setembro de 2017 às 06:10

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Gilvan Caldas de Sá Barreto/Divulgação
Ilana Bar registrou imagens em Atibaia, São Paulo, para falar sobre família, intimidade e outras questões das relações humanas por Foto: Ilana Bar/Divulgação

O que é real em um registro fotográfico? O que é ficção? O que há de afeto nas imagens? O que há de ancestral? Onde está a força feminina? E a obsessão? Essas e outras questões são provocadas pela exposição gratuita Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, que tem abertura hoje, às 19h, no Palacete das Artes, na Graça.

A exposição - que pela primeira vez é coletiva - reúne o trabalho de três fotógrafos premiados e doze selecionados pela sexta edição do concurso homônimo. Durante o evento de hoje, também será lançado o catálogo da exposição com 145 páginas e fotos coloridas. A tiragem de 1500 exemplares será distribuída na abertura e ao longo da mostra, que tem curadoria dos fotógrafos  Aristides Alves, Isabel Gouvêa e Márcio Lima.

Os ensaios fotográficos dos 15 artistas atravessam temas como pertencimento, identidade, intolerância religiosa, realidade e ficção. “O Olhar dos curadores foi o mais diverso e mais atual possível. Um olhar especializado e muito contemporâneo. Viram o presente da fotografia e o que ela aponta”, resume Lia Silveira, diretora da Diretoria das Artes (Dirart) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), responsável pela realização do Prêmio Pierre Verger.

[[galeria]]

Mentira real Primeiro colocado do prêmio na categoria Trabalhos de fotografia de livre temática e técnica, o fotógrafo baiano Paulo Coqueiro, 52 anos, apresenta o projeto Não Minta Para Mim. Composto por 43 imagens, o ensaio problematiza a verdade documental da fotografia, a partir de uma perspectiva ficcional. Ou seja: Paulo não venceu por uma imagem, mas sim por conta de um conjunto de imagens que narram a história de um personagem fictício.

O nome dele é Tito Ferraz, um fotojornalista que desaparece subitamente. Estrangeiro, Tito passou cerca de um ano e meio em Salvador, onde teve o apartamento invadido e o HD do computador martelado antes de desaparecer. Uma espécie de inquérito policial, então, foi instaurado para investigar o desaparecimento do fotógrafo a partir das únicas pistas deixadas: 43 fotos recuperadas do seu computador.

São essas imagens que o público confere no Palacete das Artes, até novembro. “Não Minta Para Mim é um trabalho ficcional, o que não é comum na fotografia. O mais usual é ter a documentação do ‘real’. Esse trabalho faz um alerta sobre o excesso de credulidade que depositamos na imagem, como se fosse possível para a fotografia não mentir. Ela sempre vai ‘mentir’. O real é muito mais complexo do que um quadro fotográfico”, defende Paulo. “Trabalhar com a ficção é mais do que esclarecer, é interrogar o mundo”, completa.

[[publicidade]]

Conjunto Em Postcards From Brazil, o fotógrafo Gilvan Caldas de Sá Barreto, pernambucano radicado no Rio de Janeiro, faz uma reflexão política e social sobre as raízes e os signos ocultos na paisagem brasileira. Tudo isso a partir do mapeamento das belezas naturais que serviram de cenário para crimes da ditadura militar.

Além de Gilvan, primeiro colocado do Prêmio Pierre Verger na categoria Trabalhos de inovação e experimentação na área de fotografia, a exposição conta com o ensaio Transparências de Lar, da paulista Ilana Bar, que apresenta mais de 30 imagens sobre temas como família, intimidade, afeto, identidade e diferença. Ilana conquistou o primeiro lugar na categoria Trabalhos de fotografia documental ao fazer o retrato de um univereso cotidano, de forma lúdica, que reflete sua vida dividida entre a cidade de Atibaia, em São Paulo, onde cresceu, e a capital paulista.

“Para mim é muita honra ter sido selecionada, ter sido premiada e poder mostrar meu trabalho. A gente, como artista, produz para um dia passar o que sente para o público. Estou junto com outros fotógrafos incríveis, é bem legal o conjunto todo”, comemora Ilana, 29 anos, destacando a coletividade da mostra. “Isso agrega o que está acontecendo na fotografia contemporânea no geral. Mostra o conjunto e não foca só em um”, finaliza.

Serviço Exposição coletiva do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger Quando: Abertura nesta terça (19), às 19h. Visitação: de terça a sexta, das 13h às 19h; aos sábados, domingos e feriados, 14h às 19h. Até 12/11. Onde: Sala Contemporânea Mario Cravo Jr. - Palacete das Artes (284, Graça | 3324-8519) Entrada gratuita