Fanfarras para botar o bloco na rua

Quem não dispensa a alegria das fanfarras não pode ficar de fora da festa que começa nos Barris, mas tem seu ponto alto na Barra

  • Foto do(a) author(a) Carmen Vasconcelos
  • Carmen Vasconcelos

Publicado em 7 de fevereiro de 2018 às 06:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arisson Marinho

Esqueça os grandes blocos e os trios elétricos potentes. A festa hoje é da descontração, das marchinhas, das cordas de amigos e dos instrumentos de sopro. O carnaval mais retrô da Capital tem início à tarde, à partir das 17h, nos Barris, com a saída do bloquinho Moraes &Moreira, em frente ao reduto boêmio, o Bar Velho Espanha, na Rua General Labatut, 38. Às 19h30 começa a concentração das fanfarras no Circuito Sérgio Bezerra, que tem o percurso realizado do Farol da Barra, seguindo pela Avenida Oceânica até as proximidades do Clube Espanhol.

Nos Barris, os foliões desfilarão vestidos com camisas de cores distintas (os Moraes e os Moreiras), que trazem caricaturas do primeiro cantor de trio elétrico: Moraes Moreira. Os adeptos de cada um dos blocos seguem suas fanfarras de um ponto ao outro da principal rua dos Barris e se encontram no meio da noite, quando as bandinhas se unem para tocar juntas. A noite ainda é animada por DJs e atrações musicais.

Embora só tenha ganhado reconhecimento oficial em 2011, o circuito que vai do Farol em direção à Rua Airosa Galvão, sendo finalizado antes do cruzamento com a Avenida Centenário, já tem uma trajetória de 40 anos com a Lavagem do Habeas Copos. Não é à toa que o empresário e idealizador da Lavagem, e dono do bar homônimo, batiza o trajeto e ganhará tributo para marcar as quatro décadas da festa do Habeas.

De acordo com o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, apesar de ser um percurso pequeno, ele já virou uma tradição e é esperado por todos. “É uma abertura extra oficial do carnaval com muita alegria e descontração”, pontua o representante da prefeitura, ressaltando que a irreverência dos grupos sempre revela surpresas para os foliões. “A folia vara a madrugada fazendo uma bela prévia do que virá na quinta”, revela Edington. O Circuito Sérgio Bezerra se transforma num espaço para a diversão e a irreverência do folião que deseja um Carnaval ao som das velhas marchinhas (foto: Arisson Marinho) O bloco Abre a Boquinha terá seu primeiro desfile esse ano e contará com os cirurgiões dentistas e estudantes de odontologia. Outra atração que promete lembrar os carnavais de antigamente com marchinhas e muito samba é o Alerta Geral que, pelo sexto ano consecutivo, leva a Fanfarra do Alerta Geral para o circuito.

De acordo com o presidente do Alerta, José Luís Lopes, mais conhecido como Zé Arerê, a ideia de colocar uma fanfarra era uma tentativa de resgatar a memória afetiva familiar, onde todos os músicos tinham uma paixão pelos instrumentos de sopro. “Tudo começou com uma brincadeira entre os parentes e os amigos. Hoje, estamos com 500 foliões e felizes em ver essa paixão de criança ganhar espaço no Carnaval”, completa Zé Arerê.