Felicidade no trabalho diminui estresse e auxilia na tomada de decisões

Veja também como se conectar com sua própria felicidade

  • Foto do(a) author(a) Maryanna Nascimento
  • Maryanna Nascimento

Publicado em 16 de outubro de 2017 às 03:38

- Atualizado há um ano

. Crédito: Ilustração/Morgana Lima

Viver na “terra da felicidade”, cantada por Dorival Caymmi, tem as suas vantagens. Há, inclusive, quem tem sucesso no negócio e garante a sua renda justamente porque não deixa esse sentimento de lado. Esse é o caso da estudante de Publicidade Ana Karoline Lima. Com dificuldade em conseguir estágio, ela decidiu vender brigadeiros e diz que o segredo para garantir a clientela é se colocar no lugar deles. “Acho que ninguém quer comprar um produto na mão de alguém que não sente o mínimo de empatia. Faço uma brincadeira, rola descontração e é isso”, explica a estudante. Mas, afinal, qual a vantagem da felicidade e como podemos tirar proveito dela no trabalho?

Luiz Paulo Machado, master coach e diretor da Febracis Brasília, explica que um dos benefícios desse sentimento é gerado pelo nosso próprio corpo. “A felicidade traz algumas liberações de substâncias como ocitocina, dopamina e serotonina. Isso é fundamental para ter resultados e sucesso mais consistentes”. A explicação da ocitocina e dos neurotransmissores trazerem vantagens para nós é que eles melhoram o humor, diminuem a ansiedade e aumentam o foco e a atenção.

Para manter a felicidade em dia, Susy Gonçalves Germano, terapeuta e trainee em Programação Neurolinguística, diz que é preciso treino. Ela explica que dá para trocar irritabilidade, impaciência ou vícios por momentos de felicidade, basta ativar a memória e pensar em coisas boas. “Esse é o melhor recurso que o ser humano pode ter lá dentro. Eu só preciso me lembrar mais dela (alegria)”, diz. Por outro lado, nem todos os dias precisam ser de felicidade. “Eu também tenho preocupações e raivas e não preciso estampar a alegria na cara o tempo inteiro”, diz.

Outro fator determinante para sentir a felicidade é estar aberto para isso. Segundo a psicóloga Sirlene Ferreira, “quando desejamos ter esse sentimento conseguimos encontrá-lo nos pequenos detalhes, seja em uma risada fora de hora ou no bom dia de um estranho”. Ela ainda acrescenta que a felicidade traz benefícios quando se estende também para o ambiente de trabalho. “A gente passa mais tempo trabalhando do que em casa e precisamos nos possibilitar compartilhar alegrias. O bom humor é uma ferramenta de trabalho”, explica.

Como se conectar à felicidade

Lembranças: Relembrar a quela viagem inesquecível ou um momento de confraternização entre amigos pode trazer de volta o sentimento de felicidade que você sentia.Saúde: Cuidar da própria saúde também te ajudará a ser mais feliz.Permita: Mesmo que o dia esteja todo de cabeça para baixo, algo pode acontecer que te trará felicidade. Permita que o sentimento venha.Coisas simples: Sorriso fora de hora, música ou um dia ensolarado pode ser o motivo para você se conectar a esse sentimento. Esteja aberto.

Transformando em coisas boas

Converta: Está estressado com os problemas do trabalho? Relembre momentos felizes. Isso ajudará a transformar a irritabilidade em alegria.

Trabalho: Se você está feliz com o seu serviço, não perca isso. O sentimento poderá te auxiliar a resolver problemas com mais facilidade.

Qualidade de vida: Os hormônios e neurotransmissores liberados quando estamos felizes diminuem o estresse e melhoram a nossa atenção.

Arquive: O momento foi feliz? Arquive ele na sua memória e recorra a ele quando precisar. Isso te ajudará a perceber o que te conecta ao sentimento.