Festival da Primavera: Cozinha Show reúne chefs no Rio Vermelho

Quatro cozinheiros prepararam pratos especiais durante aulas abertas ao público e gratuitas na Praça Caramuru

  • Foto do(a) author(a) Rafaela Fleur
  • Rafaela Fleur

Publicado em 21 de setembro de 2017 às 20:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Andrews Blanco e Theo Tapioca, subchef e chef do TECO Fusion Food (Foto: Angeluci Figueiredo) Cerca de 100 pessoas passaram pela Praça Caramuru (antigo Mercado do Peixe), no Rio Vermelho, para a segunda edição do Cozinha Show, na tarde de ontem. O evento, que acontece até amanhã, tem aulas gratuitas de culinária ministradas por chefs da cidade e faz parte da 5ª edição do Festival da Primavera. No fim da receita, ainda dá pra petiscar.

Com curadoria da chef Leka Hattori, o evento gastronômico deste ano foi dividido por temas. Nesse primeiro dia, que contou com a participação dos chefs Théo Tapioca (Teco Food Fusion), Arthur Barbosa (RV Lounge), Fábio Souza (Foodbike Senhor Gourmet) e a especialista em charcutaria Bruna Moreira, o tópico escolhido foi Embutidos da Cidade. “Com a divisão, pudemos ter uma visão mais ampla e ao mesmo tempo focada em Salvador”, justifica Leka.  Leka Hattori, chef do Leka Food Truck e curadora do Cozinha Show Trazendo sanduíche de salsicha alemã grelhada com salada de agrião, repolho refogado e molho de mostarda com maçã, Théo foi o primeiro a se apresentar. “É uma receita simples, mas que tem grande carga de misturas. Quero tirar essa ideia que muitos têm de que certas coisas não combinam”, alega o chef. Para a estudante Liz Brasileiro, 20, conhecer coisas novas é essencial. “No Cozinha Show as pessoas podem aprender coisas diferentes de quem tem muito para ensinar”, afirma a jovem, que foi ao evento pela primeira vez.

Para Isaac Edington, presidente da Saltur (Empresa Salvador Turismo), o evento possibilita a aproximação da cidade com a culinária. “É uma oportunidade de contato direto com os chefs, grátis. Qualquer pessoa pode vir. Salvador tem uma cultura gastronômica muito forte e valorizar essa atividade é essencial”, diz Isaac.

Bruna, segunda chef a se apresentar, ensinou a preparar uma linguiça de bode. “No interior, nós consumimos muito. Aqui ainda é visto com estranheza”, explicou Bruna. “A Bahia é grande, temos muito para explorar”, completa. Em seguida, Arthur apresentou a linguiça defumada de Maragojipe com carnes de fumeiro, do sol, feijão e farofa. Já Fábio mostrou o passo a passo de uma tapioca recheada com carne de fumeiro, queijo coalho e cebola caramelizada. Bruna Moreira, especialista em charcutaria Na sexta-feira, 22, o destaque será para as frutas e o reaproveitamento. Para Leka, que vai ministrar uma aula neste dia, é um dos momentos mais importantes do Festival. “A gente está jogando muita coisa fora, eu quero que os meus colegas de profissão se atentem para esse fato”, observou. Sábado, 23, é o último dia do Cozinha Show. Além do tema “Pimentas da Cidade”, uma das aulas será dedicada apenas às crianças. Com início às 15h, a ideia é que os pequenos possam, além de degustar, produzir os pratos. “Quero que elas coloquem a mão na massa e enxerguem os alimentos saudáveis de forma divertida”, ressaltou Leka. 

Hoje, o destaque será para as frutas e o reaproveitamento. Para Leka, que vai ministrar uma aula, é um dos momentos mais importantes do Festival. “A gente está jogando muita coisa fora, eu quero que os meus colegas se atentem para esse fato”, observa. Sábado, 23, é o último dia do Cozinha Show. Além do tema Pimentas da Cidade, uma das aulas será dedicada apenas às crianças. Além de gastronomia, o Festival vai reunir, até domingo, cerca de 100 apresentações de música, dança, teatro e arte, além de eventos esportivos.

Confira uma das receitas ensinadas nesta quinta-feira:

Sanduíche de salsicha alemã grelhada, com salada de agrião, repolho refogado e molho de mostarda com maçã (Théo Tapioca /TECO Fusion Food)

Ingredientes: Pão Francês 1und Salsicha 1und (120g) Agrião aprox. 30g (pequeno maço) Repolho cortado, 1 xícara rasa Alho 1 dente Cebola 1 colher de sobremesa Maçã ½ und Mostarda Dijon 1 colher de sopa Mostarda Amarela 1 colher de sopa Creme de leite 1 ½ colher de sopa Pimenta do reino QB Sal QB Azeite de oliva 1 colher de sopa

Modo de preparo:

Molho Em uma panela pequena, coloque a maçã cortada em pequenos cubos com 100ml de água. Em fogo alto, espere até que a água seque, deixando a mação bem macia. Retire a panela do fogo e adicione o creme de leite, as duas mostardas, sal e pimenta do reino. Misture bem até que fique homogêneo e reserve na geladeira.

Repolho Refogue o repolho com alho, cebola e um fio de azeite de oliva em uma frigideira com fogo alto. Adicione ao pão.

Salsicha Corte a salsicha em duas, grelhe cerca de dois minutos de cada lado e adicione no pão.

Montagem Corte o pão em dois ao comprido e adicione a salsicha grelhada, o repolho refogado, o agrião e, por último, o molho de mostarda com maçã.