Festival da Primavera: Fernanda Abreu fecha sábado; 16h tem Saulo

Evento continua hoje em diversos bairros, confira programação

  • Foto do(a) author(a) Alexandre Lyrio
  • Alexandre Lyrio

Publicado em 23 de setembro de 2017 às 23:35

- Atualizado há um ano

. Crédito: .
Fotos de Marina Silva

Com exuberante muro de flores coloridas, girassóis espalhados pela grama e uma extensa área verde, o Parque da Cidade talvez seja a síntese visual de como é a chegada da nova estação, na capital baiana. Mas, com o Festival da Primavera, organizado pela Prefeitura de Salvador, o espetáculo não serviu de deleite apenas aos olhos, mas também a outros sentidos como o paladar, o olfato e, principalmente, a audição, com as atrações musicais espalhadas pela cidade, ontem. A principal delas, a cantora carioca Fernanda Abreu, que subiu ao palco, no Rio Vermelho, por volta de 21h20.

Cheia de veneno, samba e funk no pé, a garota carioca do Rio 40 Graus tirou de letra a primavera chuvosa da capital baiana. Numa noite de sombrinhas, suor e cerveja, Fernanda fez florescer os grandes sucessos de sua carreira, como Veneno da Lata e Garota Sangue Bom.

[[galeria]]

Enquanto o aroma do acarajé de Cira se espalhava pelo Largo da Mariquita, Fernanda repetia o que fez no Rock in Rio, na semana passada, e apostou no repertório do disco Amor Geral, lançado ano passado. Antes de subir ao palco, ela falou sobre sua relação com Salvador e a música produzida por essas bandas. “Além da pegada do axé, Carnaval, Salvador é muito mais. Sempre teve uma tradição de rock, de música eletrônica, de pop. A Bahia é um resumo do que é o Brasil em termos de diversidade musical”, comentou ela.

A cidade, de fato, não é nada estranha para a cantora. “A primeira vez que vim em Salvador foi em 1982, antes da (banda) Blitz, quando eu fazia dança contemporânea e balé. Eu vim para um festival no TCA (Teatro Castro Alves). Depois, com a Blitz e com a carreira solo, vim muito, e eu adoro, porque Salvador é uma cidade supermusical, e todo  mundo que gosta de música tem que gostar de Salvador, e eu amo”, completou.

Apaixonados pela música feita pela carioca, o casal de gaúchos Marise e Ricardo Rocha, de 57 e 60 anos, não arredou o pé, mesmo quando a chuva desabou na Mariquita, bem na hora de Kátia Flávia, a Godiva do Irajá, um dos grandes hits da carreira de Fernanda Abreu. “Nunca sairíamos daqui (da frente do palco)”, disse Marise, enquanto se protegia da água embaixo do casaco do marido.

Antes do toró, às 18h, o músico Luciano Calazans subiu ao mesmo palco para tocar um show instrumental que celebrou seus 30 anos de carreira.

Festa espalhada A chuva também tentou atrapalhar a festa na Cidade Baixa, mas, como ninguém era feito de açúcar, ninguém se negou a curtir mais duas das  principais atrações da noite de ontem, terceiro dia de festival. A brincadeira na Praça Dodô e Osmar, na Ribeira, começou por volta das 19h, com a banda Duas Medidas, comandada por Lincoln Sena, que levou uma mistura de ritmos como o reggaeton, o funk e a música eletrônica.

Um pouco mais tarde, às 21h, foi a vez do axé dos irmãos Rafa e Pipo Marques, animados em se apresentar no bairro. “A Ribeira tem uma energia especial e já estamos ansiosos com a possibilidade de fazermos a festa por lá”, disseram os irmãos, antes da apresentação no local que leva o nome dos inventores do trio elétrico.

Celebração cultural A programação cultural também foi extensa. A começar pela Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, no Rio Vermelho, que recebeu durante todo o dia a 5ª Edição Primavera das Letras, com música, teatro, contação de história, bate-papo, sarau e brincadeiras para a criançada. No Centro Histórico,  já à noite, o Espaço Cultural da Barroquinha recebeu o Festival Sonora - Ciclo Internacional de Compositoras, enquanto o Teatro Gregório de Mattos apresentou a peça Desviante, com preços populares.

Confira um trecho do show de Fernanda Abreu no Rio Vermelho, diretamente do nosso perfil no Instagram:

Programação de domingo (24)

Av. Professor Magalhães Neto (Pituba): 7h às 17h - Ruas de Lazer

Barra (ao lado do Farol): 9h às 17h - Minicircuito Inflável

Boca do Rio (em frente ao Imeja) até a Igreja do Bonfim: 8h - Passeio Cicloturístico da Primavera

Praça do Campo Grande: 9h - Concurso Ciclofotográfico Salvador Vai de Bike 9h30 às 17h - Feira de Arte e Antiguidades A partir das 10h - Feira das Artes na Primavera

Espaço Cultural da Barroquinha: 17h - Festival Sonora - Ciclo Internacional de Compositoras

Parque da Cidade: 7h às 11h - Cama Elástica / Pula Pula / Moto Elétrica / Recreação Infantil 9h às 17h - Minicircuito de Bike Infantil 10h às 17h - Quick Massage 11h às 12h - Aula de Dança e Ginástica para todos 11h às 17h - Feira Coreto Hype 11h às 17h - Feira de Artes e Talentos 13h às 17h - Picknic com DJs - Charles Carvalho, Kairo San, Oliver Jack, Santz e convidados

Parque da Cidade (Anfiteatro Dorival Caymmi): 14h - Show de Faustão e Os Mongas 16h - Quabales

Praia de Stella Maris: A partir das 7h - 1ª Copa de Surfe Futuros Campeões - Troféu Adriano de Souza

Praia do Porto da Barra: 8h às 17h - Festival Aloha

Praça Castro Alves: 11h às 20h -  A Feira da Cidade - 3 anos

Rio Vermelho (Largo da Mariquita): A partir das 10h - Feira de Arte Cidade Mãe 10h às 17h - Quick Massage 16h - Show infantil Pé de Maravilha - Saulo

Teatro Gregório de Mattos: 15h - 3º Round: Circuito de Rima Improvisada (preço popular)