Filme baiano Café com Canela é premiado no Festival de Brasília

Valdineia Soriano, do Bando de Teatro Olodum, venceu a categoria de Melhor Atriz

  • D
  • Da Redação

Publicado em 25 de setembro de 2017 às 11:57

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O filme baiano Café com Canela conquistou três prêmios na noite deste domingo (24), na 50ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, um dos mais importantes do país. A atriz Valdineia Soriano, do Bando de Teatro Olodum, que protagoniza o longa, venceu a categoria de Melhor Atriz. Café com Canela conquistou ainda os prêmio de  Melhor Roteiro e Júri Popular (Prêmio Petrobras de Cinema) - por conta deste último, ainda recebeu R$ 200 mil, recurso que vai contemplar a distribuição do filme em pelo menos 15 salas e cinco praças ao longo dos primeiros 90 dias de lançamento comercial.

Primeiro longa-metragem dos diretores Ary Rosa e Glenda Nicácio, Café com canela transborda as vivências culturais do Recôncavo baiano, onde os dois cineastas moram há sete anos. Formados no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), eles fundaram a produtora Rosza Filmes há seis anos.

Café com Canela se passa nas cidades de Cachoeira, São Félix e Muritiba, no Recôncavo Baiano, e fala sobre o reencontro entre Margarida (Valdineia Soriano) e Violeta (Aline Brune), duas mulheres negras que têm suas vidas marcadas pelo luto . O longa explora de forma sutil o afeto e o valor da amizade. Com um olhar sensível para questões locais, o filme também aborda questões como ancestralidade, machismo, homofobia, dentre outros temas.

O filme foi elogiado, durante a sessão de debate, por críticos e diretores, pela linguagem cinematográfica e a construção dos personagens, cujo elenco é todo formado por atores e atrizes negros.

“A cidade é um elemento da narrativa e da linguagem. A gente assumiu Cachoeira e tudo é pensado com o respeito dessa cidade, então a gente, com muito cuidado, fez esse movimento de agregá-la ao filme”, contou Ary Rosa. Glenda considera que a experiência de compartilhar a produção com outras mulheres negras potencializou o filme. “Estar falando de mulheres negras no lugar em que a gente está, como é potente isso, como eu me entendi melhor como mulher depois de ter feito Café [com Canela].

Para a diretora, é um filme que trata de afeto e de encontro. “As atrizes se encontram, o filme se encontra, o público se encontra com o filme aparentemente. O filme propõe um encontro com os nossos, com os que não foram vistos ou com os que são vistos sempre da mesma forma, no plano secundário”, afirma.

Eleita Melhor Atriz da 50ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Valdineia integra o Bando de Teatro Olodum desde a fundação do grupo, nos anos 90. Sempre envolvida com teatro, ela tem no currículo participação em alguns longas: Tim Maia (no qual interpretou Dona Maria, mãe do cantor), Jardim das Folhas Sagradas, Jenipapo e Ó Pai Ó. 

A Bahia também esteve representada no festival com o curta-metragem Mamata, de Marcus Curvelo, que conquistou os prêmios de Melhor Ator e Mehor Montagem no Troféu Candango - Curtas e também o Prêmio Abraccine de Melhor Filme de Curta-Metragem.