Fióti, irmão de Emicida, denuncia racismo na SPFW

“Ser preto é ser barrado pelo segurança do evento até mesmo quando é da sua marca e com pulseira”, escreveu

Publicado em 31 de agosto de 2017 às 09:46

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O rapper Fióti, dono da marca Lab Fantasma ao lado do irmão Emicida, foi barrado por seguranças durante o São Paulo Fashion Week (SPFW) esta semana. Em uma postagem no Facebook na última terça-feira (29), ele afirmou: “Ser preto é ser barrado pelo segurança do evento até mesmo quando é da sua marca e com pulseira” . A publicação foi feita poucas horas após o desfile de sua marca, que foi um dos principais e mais aguardados da semana.

Enquanto os desfiles da LAB nas edições anteriores da SPFW recuperaram o passado, as raízes e a herança africana, a marca de Fioti e Emicida escolheu falar sobre futuro e liberdade por meio das roupas. Intitulada Avuá - uma alusão ao voo dos pássaros -, a coleção assinada por Emicida foi a mais comercial apresentada pela marca.

"Através das metáforas de voo, escrita e canto, os três pilares da coleção, nós fizemos peças modernas que trazem ao nosso público uma sensação de liberdade", explicou Fióti.

Entre os modelos, corpos gordos ou magros, altos ou baixos, brancos, negros, homens, mulheres. Destaque para a rapper MC Carol, que foi ovacionada pela plateia e logo após o desfile fez um relato emocionado nas redes sociais. Outros cantores, como Rael, Drik Barbosa, Kamau e Coruja, também desfilaram roupas da marca na passarela cantando versos de rap, assim como os irmãos Fióti e Emicida.

“Sempre conduzimos o processo criativo de maneira muito conjunta, todo mundo sempre deu pitaco. O que estamos fazendo é trazer essa raíz do coletivo”, disse Emicida. “Partimos de onde saímos que é das calçadas, e tocamos o coração das pessoas, inspirando-as a alçar voos maiores”, comentou Emicida em entrevista ao Estado de S. Paulo. 

O desfile terminou com uma homenagem ao sambista Wilson das Neves, que estava na passarela da LAB na última temporada, que faleceu no último sábado (26).

As roupas chegam ao e-commerce da Lab a partir de setembro, com grade de tamanhos que vai até o tamanho 58.