Assine

Flamengo só empata e Independiente é campeão


 

No Maracanã, rubro-negro saiu na frente, mas argentinos igualaram o marcador e ficaram com a Copa Sul-Americana, já que haviam vencido a ida por 2x1

  • Ivan Dias Marques

Publicado em 13/12/2017 às 22:52:11
Atualizado em 17/04/2023 às 20:38:05
. Crédito: Carl de Souza/AFP

Teve volta. Depois dos brasileiros comemorarem o título da Copa Libertadores em solo argentino, com o Grêmio batendo o Lanús, os argentinos celebraram a conquista da Copa Sul–Americana no Brasil. Nesta quarta (13), o Independiente se sagrou campeão da segunda competição mais importante da América do Sul ao empatar com o Flamengo por 1x1, no Maracanã. O Rojo havia batido o Urubu por 2x1, em Avellaneda, no dia 6. 

Com o resultado, os argentinos estão na Libertadores 2018 e o Atlético-MG, 9º colocado na Série A e que dependia de um triunfo do Flamengo para chegar à fase preliminar da competição, vai para a Copa Sul-Americana.

Precisando do resultado, os cariocas foram logo para cima. Aos 4, Everton desceu bem pela esquerda e cruzou, mas Felipe Vizeu não alcançou. O Fla ainda tentaria com Diego e Juan, mas a defesa do Independiente se safou.

Aos 29, não teve jeito. Diego cobrou falta, Juan desviou, Réver complementou e Lucas Paquetá, debaixo da trave, não perdoou: Flamengo 1x0.

Os argentinos responderam rápido. Sete minutos depois, Meza entrou na área e Cuéllar exagerou na dose. Pênalti, confirmado pelo árbitro de vídeo e que Barco bateu bem e empatou o jogo.

Sem tempo a perder, o Flamengo veio para decidir. Aos 2, Paquetá fez grande jogada, arrancando do meio-campo e passando por três, mas acabou chutando caído, fácil para Campaña.  Aos 13, Gigliotti avançou sozinho e encobriu César. Juan correu  e salvou em cima da linha. Seis minutos depois, os cariocas chegaram bem e a cabeçada de William Arão tirou tinta da trave. 

Aos 29, o goleiro César caiu de mal jeito, bateu a cabeça no chão e desmaiou. Mas se recuperou e, contra o protocolo de segurança,  seguiu em campo.

O Flamengo seguiu pressionando e buscava a bola aérea, uma das suas principais armas durante todo o ano. Aos 34, ela veio. Éverton Ribeiro cruzou e Réver cabeceou, mas a bola passou ao lado do gol de Campaña. O Independiente tentou novamente com Gigliotti, que ganhou de Juan mas bateu mal, na rede pelo lado de fora.   No desespero, Réver virou centroavante. E teve a bola do jogo aos 47 minutos. Vinicius Júnior cruzou, Campaña saiu mal e a bola sobrou para Diego. O meia bateu e a defesa rebateu. O rebote caiu no pé de Réver que, de esquerda e sem goleiro, mandou por cima do travessão. Fim de jogo e início de festa argentina no Maracanã.