Fórum Agenda Bahia 2017 abre inscrições para o seminário Cidades

Simpósio acontece em 30 de agosto, no auditório da Fieb, no Stiep

  • Foto do(a) author(a) Andreia Santana
  • Andreia Santana

Publicado em 5 de agosto de 2017 às 07:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: Acervo Pessoal

Já estão abertas, a partir deste sábado (05), as inscrições para o primeiro seminário do fórum Agenda Bahia 2017. Com o tema Cidades, o simpósio acontece em 30 de agosto, durante todo o dia, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas no site www.agendabahiacorreio.com.br. No endereço, também será possível acessar a programação completa.

O foco do seminário Cidades será debater de que forma os centros urbanos podem ser transformados para acolher melhor seus moradores. O evento vai abordar assuntos como infraestrutura, sustentabilidade, moradia, turismo e agronegócio, levando em conta o crescimento das cidades e a reengenharia necessária para resolver problemas de mobilidade e déficit habitacional, entre outros.

Para nortear as discussões, alguns questionamentos serão levantados como: Em que cidades queremos viver? O que deve ser mudado no transporte urbano? Como devem ser os bairros no futuro? O objetivo, além de repensar os espaços urbanos, é incentivar a busca por alternativas de crescimento econômico sustentáveis e inclusivas. 

Entre as presenças já confirmadas no seminário estão o coordenador acadêmico do Centro de Estudos Urbanos e Ambientais da Universidade EAFIT (antiga Escuela de Administración, Finanzas e Instituto Tecnológico), de Medelín, na Colômbia, Carlos Cadena Gaitán; a diretora executiva do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento, Clarisse Linke; e o consultor de gestão de projetos de relacionamento entre o mundo corporativo e as comunidades, Mateus Mendonça.

Desenvolvimento baiano

Iniciado em 2010, o fórum Agenda Bahia promove encontros entre especialistas de diversas áreas, representantes do poder público e da sociedade civil organizada, além de empresários, para debater o desenvolvimento econômico e social do Estado, sempre com foco em inovação, competitividade, sustentabilidade, fomento a novos negócios e qualificação profissional. Em sete edições, a iniciativa já promoveu 225 palestras e recebeu um público de mais de sete mil pessoas.

A programação de 2017 começou em julho passado, com a realização, no Centro Histórico, da maratona de programação e inovação Hackathon+Salvador. Este ano, em sua oitava edição, o Agenda Bahia tem como mote central ‘Tempo de Mudanças’. Além do seminário Cidades que acontecerá no próximo dia 30, haverá ainda outro simpósio, em setembro, com o tema Conexões, para discutir de que forma é possível conectar as comunidades, governos e empresas de forma mais eficiente e inovadora. O encontro vai abordar assuntos como produtividade, lideranças e as inovações tecnológicas que contribuem para transformar positivamente a sociedade.

O Fórum Agenda Bahia 2017 é uma realização do CORREIO, com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador (PMS), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e Rede Bahia; patrocínio trade da Coelba e apoio da Revita.

Serviço:

O quê: Seminário Cidades – Fórum Agenda Bahia 2017Quando: 30 de agostoOnde: No auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – Fieb (Rua Edístio Pondé, 342 – Stiep – Salvador-BA)Quanto: GratuitoInscrições: www.agendabahiacorreio.com.br*As vagas são limitadas.  *O evento emitirá certificado para os participantes