Fórum Agenda Bahia abre inscrições para o seminário Conexões

Evento mostrará exemplos em que a tecnologia possibilita melhor qualidade de vida e integração entre as pessoas

  • Foto do(a) author(a) Andreia Santana
  • Andreia Santana

Publicado em 4 de setembro de 2017 às 13:16

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

A tecnologia pode transformar o mundo de um jeito muito mais surpreendente do que você imagina. Com os recursos que ela oferece, podemos alcançar o impossível e engajar as pessoas em prol de ações positivas. Quer saber como? Pois o seminário Conexões, último evento do Fórum Agenda Bahia 2017, vai debater como a criatividade e a inovação são o fermento de uma revolução social. 

O evento está marcado para o dia 27 de setembro, das 8h às 18h, na sede do Senai-Cimatec (Av. Orlando Gomes, 1845 – Piatã). O evento é aberto ao público, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site: www.correio24horas.com.br/agendabahia/conexoes/.

A ideia é que o seminário inspire as pessoas na criação de redes de colaboração, trazendo exemplos de iniciativas de impacto social inovadoras.  No seminário, além de palestras com especialistas do Brasil e exterior, haverá talkshows e debates, oficinas e painéis para motivar os participantes a criarem soluções conjuntas para problemas que a tecnologia pode resolver.

Inovar sempre 

Quer um exemplo? Pois um dos participantes do seminário Conexões é o jovem inventor argentino Gino Tubaro, de apenas 22 anos, que criou próteses confeccionadas em impressora 3D, a baixo custo, para atender crianças que precisam substituir membros amputados.

Para diminuir o impacto do uso das próteses em pacientes tão pequenos, Tubaro, que é engajado em projetos de impacto social, desenvolveu as próteses em formato de super-heróis. Na sua participação no Agenda Bahia, ele vai falar dessa tecnologia que reduz sensivelmente os custos de produção, tornando as próteses acessíveis para quem não pode gastar muito.

Outro participante do encontro será o fundador e principal executivo do Grupo Amana-Key, Oscar Motomura, também especialista em gestão, estratégia e liderança. Ele vai apresentar uma palestra sobre liderança integrativa e também comandará uma dinâmica de grupo na programação vespertina do seminário.

Do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, o Conexões vai receber a diretora da instituição, Marcela Sabino, para mostrar os resultados dos laboratórios e oficinas de moda sustentável e tecnológica da entidade. Esse trabalho resultou na criação de biotecidos, sapatos com massageadores e colares com comando de voz para situações de perigo, demonstrando que a moda tem impacto nas transformações positivas da sociedade.

Outra participante do evento será a atleta de Paratriathlon Adriele Silva. Ela compete na categoria PT3 e foi medalha de prata no Panamericano de Sarasota, nos Estados Unidos, no ano passado. Adriele é a única competidora biamputada no atletismo brasileiro.

Na programação das oficinas e painéis, Fábio Rocha, sócio-diretor da Damicos, deverá apresentar o mindset digital e as mudanças de mentalidade das pessoas e das organizações. Já Carl Amorim, representante do Blockchain Research Institute no Brasil, falará sobre a tecnologia blockchain, de bancos de dados de armazenagem pública.

Outro momento que promete envolver o público de forma bastante ativa no seminário Conexões será uma performance artística compartilhada, que reunirá um artista convidado e a plateia na construção coletiva de uma obra de arte.

O Fórum Agenda Bahia 2017 é uma realização do CORREIO, com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador (PMS), Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) e Rede Bahia; patrocínio da Braskem, Coelba e Odebrecht; e apoio da Revita. 

Programe-se

O quê: Seminário Conexões - Fórum Agenda Bahia 2017

Quando:  Dia 27 de setembro, das 8h às 18h

Onde:  Na sede do Senai-Cimatec, na  Av. Orlando Gomes, 1845 - Piatã 

Manhã:  8h, credenciamento dos participantes; 8h45, cerimônia de abertura; 9h45, palestra Liderança Integrativa e a Viabilização do Impossível, com Oscar Motomura, fundador e principal executivo do grupo Amana-Kay e especialista em gestão estratégica e liderança; 10h45, palestra Empreender para Criar 500 Super-Heróis, com Gino Tubaro, sócio do Atomic Lab., jovem inventor argentino premiado por descobertas de impacto social; 11h40, painel Liderança em Tempos de Mudança, com Oscar Motomura e Gino Tubaro. Ao final de cada palestra há um talk show em que os especialistas respondem perguntas do público

Tarde:  A programação da tarde será divulgada em breve, com diversas atividades inovadoras

*Como participar: As inscrições são gratuitas, pelo site www.correio24horas.com.br/agendabahia/conexoes/.

*Vagas sujeitas à lotação do espaço

Conheça os palestrantes Gino Tubaro: O jovem prodígio argentino que transforma crianças em super-heróis (Foto: Acervo Pessoal) Gino Tubaro fez sua primeira prótese a partir do pedido de uma mãe que não tinha US$ 40 mil para comprar uma mão substituta para o filho de 11 anos. A invenção, além de mais leve, foi feita em impressora 3D e custou cerca de US$ 250. Antes disso, o inventor argentino já tinha sido premiado duas vezes, a primeira com apenas 13 anos, pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual. Hoje ele tem 22 e se dedica a inventar soluções para pessoas com necessidades especiais. Além de buscar próteses mais avançadas, também investe em um “braille dinâmico”, que permite ler livros sem digitalizá-los e impressoras 3D de telas celulares para reciclar a sucata do mundo. Marcela Sabino: especialista que usa tecnologia para simplificar a vida (Foto: Acervo Pessoal) Diretora do Laboratório de Atividades do Amanhã, do Museu do Amanhã, Marcela é especialista em inovação e estuda o impacto de tecnologias exponenciais como inteligência artificial, fabricação digital, robótica, biohacking, big data e a internet das coisas na sociedade. Formada em Políticas Públicas e Administração pela Universidade de Harvard (EUA), atua principalmente criando estratégias e soluções para problemas complexos a partir de tecnologias emergentes, com foco em desenvolvimento social em organizações como o Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ONU e grandes empresas internacionais. Oscar Motomura: o mediador que incentiva o consenso nas corporações (Foto: Acervo Pessoal) Fundador e principal executivo do Grupo Amana-Key, Motomura é especialista em gestão, estratégia e liderança. Formado em administração, fez inúmeros cursos de especialização no exterior na área de finanças, banking e gestão de tecnologia. Tem também mestrado em psicologia social. Executivo multidisciplinar, transita bem por diferentes campos da gestão e alta administração e tem um expertise único na área humana, especialmente em facilitação de diálogos e busca de consenso em grandes grupos, solução de “equações impossíveis”, mediação de conflitos e negociações complexas, projetos de integração cultural e gestão de mudanças.