FreeStyle, a nova configuração do Ka

Por Antônio Meira Jr.

  • Foto do(a) author(a) Antônio Meira Jr.
  • Antônio Meira Jr.

Publicado em 3 de fevereiro de 2018 às 05:45

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Foto: Divulgação A Ford anunciou esta semana, em uma apresentação no Brasil e na Ìndia, que o Ka terá uma nova configuração aventureira, a FreeStyle. Será um produto mais robusto do que a versão Trail, que continua sendo produzida. O Ka FreeStyle terá suspensão reforçada e mais alta que os demais modelos da linha, por isso, a empresa explicou que ele faz parte de um segmento batizado de CUV, ou Compact Utility Vehicle (veículo utilitário compacto). Essa nova configuração antecipa como ficará o Ka reestilizado, basta retirar os alargadores de para-lamas e outros apetrechos que deixam o modelo mais robusto para visualizar como serão as outras versões do compacto produzido em Camaçari. Outra novidade que vai chegar com essa nova variante do veículo é a introdução do câmbio automático, equipamento presente nos dois principais concorrentes, o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20. Sem revelar imagens do interior, a empresa confirmou que a central multimídia terá tela flutuante, como a adotada no EcoSport.

INGLÊS ELÉTRICO Foto: Divulgação A Jaguar prometeu que dia 1º de março irá revelar sua estratégia para o I-Pace, seu primeiro modelo elétrico. Mas a empresa britânica já revelou alguns dos atrativos do veículo. De acordo com a Jaguar, o I-Pace será capaz de carregar 80% da bateria em menos de 45 minutos. A empresa define o seu novo produto como um SUV prático, perfeito para o dia a dia – desde a ida diária à escola ou trabalho, até encarando temperaturas abaixo de zero. Na foto o modelo foi testado em Arjeplog, na Suécia, a temperaturas que chegam a -40°C.

COMEÇO EM ALTA O ano começou muito bem para as vendas de automóveis e comerciais leves no Brasil. Em janeiro foram emplacados 175.554 mil unidades, volume 22,29% superior ao alcançado no mesmo período do ano passado. No mercado de caminhões e ônibus o crescimento foi ainda maior: 56,54%. O segmento de motos também comemora. O crescimento nos emplacamentos foi de 13,95%.

DIVISÃO POR MARCA A liderança de vendas entre os automóveis e comerciais leves ficou novamente com a General Motors. A empresa, que atua no Brasil com a marca Chevrolet, obteve 19,31% de participação. Na segunda posição ficou a Volkswagen (15,01%), que ultrapassou a Fiat (13,33%), que ficou em terceiro. Da quarta a décima posição, ficaram: Ford (9,33%), Hyundai (8,38%), Toyota (8,10%), Renault (6,35%), Honda (5,74%), Jeep (4,02%) e Nissan (3,85%).

OS MAIS VENDIDOS Foto: Arquivo CORREIO Em janeiro Chevrolet Onix liderou novamente. Foram 16.058 carros emplacados, mais do que a soma do segundo e terceiro colocados, respectivamente Ford Ka (7.656) e Hyundai HB20 (7.436). A surpresa do mês foi a quarta posição do VW Polo (6.632). Entre a quinta e a décima colocação ficaram: Chevrolet Prisma (5.926), VW Gol (5.893), Fiat Strada (5.372), Fiat Argo (4.972), Fiat Mobi (4.679) e Jeep Compass (4.546).

NA BAHIA  No mercado estadual o Chevrolet Onix lidera (634 unidades), mas o Hyundai HB20 é o segundo mais vendido (410) e a terceira posição é da Fiat Strada (292). O Ford Ka ficou em quarto lugar (283) e o Chevrolet Prisma em quinto (239). Da sexta a décima posição ficaram: Fiat Argo (233), Jeep Compass (230), Fiat Toro (220), Toyota Corolla (214) e VW Polo (212).

VAI TER JIPE Um jipe militar Engessa 1988 vai ser um dos destaques do Furdunço na abertura do Carnaval de Salvador, na quinta-feira, na Barra. O utilitário, pertencente ao presidente do Free Road 4x4 da Bahia, Miguel Carneiro, vai puxar o "pranchão" da dupla Juan e Ravena. "Nós topamos participar desse projeto pela mensagem ambiental que a banda vai passar. O pranchão, por exemplo, terá a iluminação alimentada por energia solar, via baterias recarregáveis", explicou o trilheiro.

AUTOS NA QUARTA Por causa do Carnaval, a próxima edição do AUTOS será publicada na quarta-feira, dia 7. Na semana seguinte o suplemento de veículos do CORREIO volta a sua programação normal, aos sábados. Para acompanhar os bastidores do caderno  siga @garagemdoautos no Instagram. Se quiser enviar uma sugestão de pauta encaminhe um e-mail para [email protected]