Funcionários de asilo na Espanha ganham 10 milhões de euros em loteria de Natal

Ganhadores vivem em área da Espanha com taxa de desemprego de 19,4%

Publicado em 23 de dezembro de 2017 às 11:33

- Atualizado há um ano

. Crédito: AFP

O prêmio maior da loteria de Natal da Espanha, conhecido como "o gordo", foi para funcionários de um asilo de idosos de Campo de Criptana, uma pequena localidade de Castilla-La Mancha, onde uma a cada cinco pessoas está desempregada.

Os funcionários do asilo, vestidos com seus uniformes brancos, saltaram, cantaram e brindaram com espumante para celebrar o prêmio de mais de 10 milhões de euros, segundo imagens divulgadas pela TV espanhola. A quantia é equivalente a mais de R$ 39 milhões.

O portador da sorte foi o caminhoneiro Jesús Martínez, 54 anos, que trabalha como voluntário no asilo, que em uma de suas viagens à Galícia (noroeste) comprou 30 bilhetes da série ganhadora.

O caminhoneiro guardou duas frações para ele, deu duas para os irmãos e vendeu as 26 restantes para os funcionários do asilo.

O prêmio beneficiou 22 funcionários do asilo, que compraram ao menos uma fração do "gordo", cada uma pagando 400 mil euros.

O prefeito de Criptana, Antonio Lucas-Torres, declarou que o prêmio vai agitar a economia da cidade, de cerca de 14 mil habitantes. Nesta árida zona da Espanha, a taxa de desemprego é de 19,4%.