Fundação Gregório de Mattos homenageia o poeta Boca do Inferno

A iniciativa reúne artes plásticas, teatro e muita literatura em um só lugar

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de janeiro de 2018 às 13:53

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

A fundação Gregório de Mattos começará 2018 homenageando, a partir desta sexta (5), aquele que dá o nome ao local. O evento intitulado GREGÓRIOS, além de celebrar as mais de três décadas de existência do local, também fará uma série de ações para Gregório de Mattos Guerra, um dos maiores poetas do barroco em Portugal e no Brasil. Ele ficou conhecido como Boca do Inferno devido às suas críticas ferozes à alguns membros da corte portuguesa.

A programação está marcada para começar às 18h30, na área externa do Teatro Gregório de Mattos, localizado na Praça Castro Alves, com entrada gratuita. Exatamente neste horário, será inaugurada a estátua confeccionada em fibra de vidro pelo artista plástico baiano Tati Moreno, que terá o mesmo tamanho do poeta.

O diferencial dessa estátua para as diversas outras espalhadas pela capital é o dispositivo vocal instalado na escultura, que permite que quem se aproxime ouça trechos de suas poesias na voz do ator Jackson Costa.

Após a inauguração, o evento continua ali mesmo no teatro, só que concentrado na Galeria da Cidade, com a exposição interativa GREGÓRIOS. A proposta é criar uma atmosfera semelhante a Salvador vivida pelo poeta no século XVII através de artifícios que mexem com os cinco sentidos da audiência: a iluminação, os sons, as imagens e os objetos certos para transportar os visitantes para aquela época.

Para aqueles que são mais musicais, na Sala Tabaris do teatro, às 20h, Ricardo Bintencourt sobe ao palco para uma curta temporada do espetáculo Boca a Boca: Um Solo para Gregório, na companhia de Leonardo Bittencourt. A proposta dos artistas é inovar e fazer um recital de poesias em formato de show de rock. A apresentação também acontecerá nos dias 06 e 07 às 19h.

Além disso, o espectador também pode conhecer um pouco mais da trajetória da Fundação Gregório de Mattos, pois será destinado um espaço do evento para a sua própria história. A fundação foi criada em 1986 e ao longo de três décadas, foi uma instituição importante para alavancar ações e projetos culturais em Salvador. 

Homenagem a Joãozito  O artista plástico João Pereira, mais conhecido como Joãozito, era formado pela Escola de Belas Artes da UFBA e ganhou destaque no mundo das artes visuais com a sua primeira exposição em 1988, Encontros com Da Vinci, artista que tanto o influenciou na criação de suas obras. GREGÓRIOS foi o último trabalho do artista, que faleceu devido a um câncer na vesícula no dia 15 de outubro de 2017, com 51 anos. Desde então, o projeto está sendo administrado pela sua esposa Lanussi Pasquali.

A exposição não poderia deixar de homenagear o seu criador, portanto, a Fundação fará uma homenagem ao artista. A exposição ficará aberta ao público até maio, com visitação de quarta a domingo, das 14h às 19h. Como legado, a Galeria da Cidade ganhará um Memorial com parte do acervo exposto.

Serviço 

O quê: Abertura da exposição GREGÓRIOS

Quando: Sexta (5), às 18h30 – Inauguração da estátua – na sequência, abertura da exposição

20h – Apresentação GRATUITA do espetáculo Boca a Boca : um solo para Gregório, com Ricardo Bitencourt e o músico Leonardo Bittencourt.

Onde: Teatro Gregório de Mattos (Praça Castro Alves)

O quê: Espetáculo Boca a Boca : um solo para Gregório, com Ricardo Bitencourt e o músico Leonardo Bittencourt.

Quando: Sábado (6) e domingo (7), às19h

Onde: Sala Tabaris - Teatro Gregório de Mattos

Quanto: Ingressos a preços populares

O quê: GREGÓRIOS - exposição interativa sobre vida e obra de Gregório de Mattos Guerra

Quando: Sexta (5) até 31/5 – de quarta a domingo, das 14h às 19h

Onde: Galeria da Cidade - Teatro Gregório de Mattos

Quanto: Aberto ao público