Gal lança DVD e pede para o repórter comer um acarajé por ela

Por Hagamenon Brito

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2017 às 06:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Uma das maiores cantoras da história da MPB e voz mais influente de sua geração para as novas intérpretes, Gal Costa, 72 anos, ainda é a tal. Com o lançamento do DVD (e CD duplo) Estratosférica Ao Vivo (Biscoito Fino), nessa sexta-feira, ela coroa uma fase de renovação artística iniciada com Recanto (2011) e ampliada com Estratosférica (2015),  cujo show estreou em Salvador, no Teatro Castro Alves, em 27 de setembro de 2015. Gal Costa no ótimo show Estratosférica, gravado na Casa Natura Musical, em São Paulo, em junho último (foto/Marcos Hermes/divulgação) Mas, por favor, que ninguém pense que Estratosférica Ao Vivo, gravado em 24 de junho de 2017, na Casa Natura Musical, em São Paulo, em show com roteiro do jornalista e produtor Marcus Preto, fecha exatamente um ciclo. Sem saudosismo, Gal não para e só tem olhos para o que está por vir.

“Já penso é no próximo disco de estúdio, em 2018, com Marcus (Preto) novamente ao lado. Ele agora não quer mais me deixar (risos). Mas não posso adiantar nada ainda”, afirma a cantora, por telefone, de São Paulo, enquanto prepara-se para fazer o show Espelho D’Água em Portugal, sexta e sábado,  no Campo Pequeno, em Lisboa, e domingo, no Coliseu do Porto.

O repertório de Estratosférica Ao Vivo traz 22 canções (incluindo o repertório que sustentou o álbum de estúdio e a inédita bossa Por Um Fio, que Marcelo Camelo compôs para a voz mais bonita da MPB) , tudo dentro da estética meio “roqueira” e solar do show que encantou o nobre amigo Caetano Veloso: “É um acontecimento que enche a alma e mostra ser a história brasileira embolada, mas teimosa. Vim da Bahia com Bethânia, Gal e Gil na cabeça e no coração, como promessas de transformação nacional. Se eles estão mostrando forças e nenhum sinal de desistência, concluo que o Brasil é viável”.

Entre elas, Sem Medo Nem Esperança (Arthur Nogueira e Antonio Cicero), Jabitacá (Lirinha, Junior Barreto e Bactéria),  Não Identificado (Caetano), Namorinho de Portão (Tom Zé), Pérola Negra (Luiz Melodia), Meu Nome é Gal (Roberto e Erasmo Carlos), Cartão Postal (Rita Lee e Paulo Coelho), Os Alquimistas Estão Chegando os Alquimistas (Jorge Ben Jor), Casca (Jonas Sá e Alberto Continentino), Dez Anjos (Milton Nascimento e Criolo) e Cabelo (Jorge Ben Jor e Arnaldo Antunes).  

A foto da capa do DVD, com Gal fazendo o famoso gesto metaleiro com os dedos, foi feita no momento da interpretação de Cabelo, que tem uma pegada bem rock’n’roll.  Qual a expectativa para a recepção do público e da crítica ao DVD, minha senhora? “Não tenho. Aprendi que na vida não é bom ter expectativa de nada, porque o que vier é lucro”, diz. No encerramento do papo, a cantora pergunta como vai Salvador e faz um pedido bem baiano: “Por favor, Hagamenon, coma um acarajé por mim”. Pedido realizado, Gal, claro.

Veja video de Gal Costa cantando Cartão Postal

MÁQUINA POP, MAROON 5 LANÇA RED, PILLS, BLUES O vocalista Adam Levine (no centro) é um hitmaker e reafirma essa habilidade no novo álbum (foto/divulgação) Sexto álbum de estúdio do Maroon 5, Red Pills Blues (Universal) é o trabalho de produção mais eletrônica do grupo do vocalista e líder Adam Levine. Originalidade nunca foi e nunca será o forte da banda americana, mas ela saber fazer canções pop bem produzidas e divertidas, como mostra as faixas What Lovers Do (com participação especial de SZA), Don’t Wanna Know (Kendrick Lamar divide os vocais) e Cold (com Future). Outros dois convidados são Julia Michaels, em Help Me Out, e A$AP Rocky, em Whiskey. Red Pills Blues é mais do mesmo com a habitual competência do hitmaker e símbolo sexual Adam Levine.

Confira o videoclipe de Whats Lovers Do

CIDADE DOS SONHOS EM CÓPIA RESTAURADA Clássico noir moderno, Mulholland Drive: Cidade dos Sonhos (2001) volta à telona. Em Salvador, o enigmático filme passa no Panorama Internacional Coisa de Cinema, no Glauber Rocha, sexta-feira (17h15) e domingo (16h20). O longa-metragem acompanha uma mulher que, após sofrer um acidente de carro, perde a memória e busca refúgio na casa de uma aspirante a atriz, em Los Angeles. Aos poucos, a história vai se revelando e os personagens vão ganhando novos e surpreendentes papéis. Cidade dos Sonhos foi escrito e dirigido por David Lynch (Twin Peaks, Blue Velvet), que concorreu ao Oscar de Melhor Direção pelo filme em 2002.

Veja o trailer do filme...