Galícia desiste de disputar Baianão Infantil, Juvenil e Feminino

Clube vive crise política desde afastamento do presidente

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 15 de setembro de 2017 às 19:48

- Atualizado há um ano

. Crédito: Hilton Oliveira / Galícia EC

Mergulhado em uma crise política, o Galícia desistiu de participar de todas as três competições que disputaria neste segundo semestre: os estaduais das categorias Infantil, Juvenil e Feminino. Neste último, aliás, o Granadeiro tinha estreia marcada para o domingo (24), contra o Vitória.

Segundo a nota publicada no site oficial da Federação Bahiana de Futebol (FBF), o clube alegou insegurança jurídica em relação à sua presidência. Com a saída do Galícia, todos os clubes que o enfrentariam nas competições terão o triunfo decretado pelo placar de 1x0.

A disputa política começou em novembro do ano passado, quando o então presidente Darío Rêgo foi afastado pelo Conselho Deliberativo por supostamente não ter prestado contas. Em julho, o mandatário conseguiu na Justiça liminar para retomar o posto.

No início de setembro, porém, o Conselho Deliberativo decidiu pelo impeachment de Rêgo. O presidente, por sua vez, não entende que o afastamento foi legítimo, e segue à frente do clube.

As três equipes do Granadeiro vinham treinando diariamente no Parque Santiago desde o início de julho, visando as competições. Com a desistência, ainda não se sabe o que acontecerá com os atletas. Alguns deles já começaram a ser liberados, inclusive com publicações no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF.