Gastronomia: três receitas práticas para reapeoveitar o pãozinho

Muito além da torrada, ele pode ser usado como base para pratos salgados e doces

  • Foto do(a) author(a) Victor Villarpando
  • Victor Villarpando

Publicado em 20 de julho de 2017 às 10:54

- Atualizado há um ano

Sabe aquele resto de pão que você não sabe o que fazer? O BAZAR pediu a três chefs que eles nos dessem ideias de como reaproveitar as sobras do café da manhã. Confira o resultado e as receitas.A Açorda de camarão, do Toro Tapas Lisboa: comida leve de origem portuguesa (Foto: Angeluci Figueiredo/CORREIO)Açorda de camarão (@torolisboasalvador)

Ingredientes:2 dentes de alho30 ml de azeite de oliva200 ml de caldo de camarão ou água100 gramas de pão rústico ou que tenha casca grossa12 camarões médios eviscerados Coentro, pimenta-do-reino e sal a gosto

PreparoMolhe o pão em uma vasilha junto com água ou caldo de camarão e deixe de molho por cinco minutos. Numa frigideira, coloque o azeite e o alho para dourar. Acrescente os camarões, temperando a gosto com sal, pimenta e coentro. Refogue um pouco e reserve. Na mesma frigideira, coloque o pão e mexa até adquirir uma textura igual à do vatapá. Coloque metade dos camarões, mexa por 20 segundos e sirva com o restante dos camarões por cima e uma gema de ovo ao final. Coentro e pimenta-do- reino podem ser usados por cima para finalizar.O prato típico da culinária baiana pesa no estômago: sustança (Foto: Angeluci Figueiredo/CORREIO)Vatapá (Restaurante do Senac Pelourinho)

Ingredientes:5 pães de sal150 g de camarão seco100 g de castanha de caju100 g de amendoim250 g de cebola liquidificada100 ml de azeite de dendê400 ml de caldo de peixe450 ml de leite de coco

PreparoMolhe os pães e reserve. Esquente a panela e, quando estiver bem quente, jogue o dendê. Frite dois camarões secos. Bata os pães molhados no liquidificador e leve para a panela. Junte a cebola ralada mexa até formar uma pasta. Coloque o amendoim e a castanha triturados e deixe cozinhar. Por fim, junte o leite de coco e deixe ferver.A fatia de parida do Dona Mariquita: sobremesa de avó (Foto: Angeluci Figueiredo/CORREIO)Fatia de parida (@donamariquita)

Ingredientes:2 pães de sal dormidos bem duros2 ovos300 ml de leite100 g de açúcar50 g de canela em pó

PreparoCorte os pães em fatias grossas para não desmanchar, coloque para hidratar no leite, bata os ovos em neve e passe as fatias úmidas neles. Coloque para fritar em óleo quente ou frigideira antiaderente com pouquíssimo óleo. Retire, seque o excesso de gordura e passe no açúcar com canela em pó. Sirva quente. Para acompanhar, uma boa sugestão é uma bola de sorvete.