Golden State Warriors vence o Jogo 5, fecha série e conquista o título da NBA

O título é o quinto da franquia na NBA, sendo o terceiro após a mudança para a Califórnia

  • D
  • Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2017 às 08:23

- Atualizado há um ano

O melhor time da temporada regular, e também dos playoffs, conquistou o título da NBA. Em jogo que terminou na madrugada desta terça-feira (13), o Golden State Warriors fez mais uma vez uma partida irrepreensível e fechou em 4x1 a série melhor de sete da decisão da liga profissional de basquete dos Estados Unidos com vitória sobre o Cleveland Cavaliers por 129x120 (71x60 no primeiro tempo), na Oracle Arena, em Oakland.

Como Golden State Warriors, o título é o terceiro da franquia do norte da Califórnia na NBA. E é o segundo nas últimas três temporadas - todos em decisões contra o Cleveland Cavaliers. Venceu em 2014/2015 e foi derrotado pela equipe de Ohio em 2015/2016 ao permitir uma virada de 3x1 na série decisiva para 4x3 - algo inédito na liga. Antes, no século passado, havia sido campeão em 1974/1975. Atletas do Golden State Warriors comemoram a conquista da temporada da NBA (Foto: Ronald Martinez/AFP)A conquista é, na verdade, a quinta da franquia. Antes de ir para a cidade de Oakland, o Warriors jogou na Philadelphia, no leste dos Estados Unidos, onde ganhou a NBA em duas oportunidades (1946/1947 e 1955/1956). E o título desta temporada veio de forma quase perfeita nos playoffs. A única derrota aconteceu justamente na decisão contra o Cleveland Cavaliers - no Jogo 4, em Ohio, na última sexta-feira.

A campanha é quase parecida com a do Los Angeles Lakers de 2000/2001 - de Kobe Bryant, Shaquill O' Neal e Phil Jackson -, que só perdeu uma vez na final contra o Philadelphia 76ers. A diferença é que naquela época a primeira rodada dos playoffs era em melhor de cinco. Desta vez, o Golden State Warriors não deu chances para o Portland Trail Blazers na primeira rodada dos playoffs com um contundente 4x0.

Na semifinal da Conferência Oeste, placar repetido contra o Utah Jazz. Na decisão contra o San Antonio Spurs era esperado mais equilíbrio, mas isso não aconteceu e a franquia da Califórnia foi campeã do Oeste de forma invicta.

Em quadra, Kevin Durant e Stephen Curry mais uma vez foram decisivos. O ala, em sua primeira temporada no Warriors depois de uma polêmica saída do Oklahoma City Thunder, marcou 39 pontos e agarrou sete rebotes. Ainda se consagrou como o MVP (Melhor Jogador) das finais. O armador fez 34 pontos e colaborou com 10 assistências. Draymond Green também se destacou com 10 pontos e 12 rebotes.

No lado do Cleveland Cavaliers, o astro LeBron James se esforçou, mas desta vez não conseguiu levar o time de sua terra natal ao título. Foi o cestinha da partida com 41 pontos e esteve perto de um “triple-double” (dois dígitos em três fundamentos), com 13 rebotes e oito assistências, mas passou apagado no quarto período, quando o Golden State Warriors “matou” a decisão.