Governo confirma exoneração do secretário Jorge Portugal

Notícia foi antecipada ontem pela coluna Satélite

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de setembro de 2017 às 20:19

- Atualizado há um ano

. Crédito: Marina Silva/CORREIO

O governo do Estado confirmou nesta quinta-feira (28) que o secretário de Cultura, Jorge Portugal, encaminhou uma carta pedindo exoneração do cargo a Rui Costa, conforme antecipou a coluna Satélite, do CORREIO. O secretário alegou questões pessoais e profissionais. O nome do substituo de Portugal será anunciado nos próximos dias, segundo a Secretaria de Comunicação.

Em nota, a Secom diz que Portugal "deixa o governo com relevantes serviços prestados ao setor".

A saída de Portugal era especulada desde o início do ano, quando Rui convidou o ex-ministro da Cultura Juca Ferreira para assumir a Secult. Ferreira, contudo, desistiu do cargo após saber que não teria poder para nomear a equipe de dirigentes da pasta.

Nos últimos dias, Portugal entrou em rota de colisão com o governo ao criticar publicamente o baixo orçamento para a Cultura. Antes, o cantor e compositor havia revelado mal-estar com as nomeações de indicados políticos para cargos de comando na secretaria. A demissão da produtora Fernanda Tourinho da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) à revelia de Portugal também reacendeu as insatisfações.