Governo do Estado retoma obras do Museu de Arte da Bahia (MAM-BA) no Solar do Unhão

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Ronaldo Jacobina
  • Ronaldo Jacobina

Publicado em 2 de dezembro de 2017 às 09:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

(Foto: Divulgação) Museu de Arte Moderna, no Solar do Unhão, vai continuar funcionando normalmente durante as obras Após 13 meses de paralisação, as obras de reforma do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), paradas desde outubro de 2016, serão retomadas a partir desta segunda-feira. Ontem, a equipe da Construtora Pentágono - que deixou o Solar do Unhão há mais de um ano - retornou ao barracão da obra onde se reuniu com a direção do museu para definir o novo cronograma. A conclusão da primeira etapa está prevista para o final de maio de 2018. O governo vai desembolsar R$ 7,5 milhões para esta fase que inclui as finalizações dos galpões do cine-teatro e oficinas, capela, subestação, galerias e arcos, passarela e iluminação. Durante as obras, o museu continuará funcionando normalmente.

Exposição de Volpi chega à Bahia em março  (Foto:Studio Roberto Reis) Tela do artista ítalo-brasileiro Alfredo Volpi E por falar no MAM-BA, o espaço receberá de 15 de março a 27 de maio do próximo ano, uma super exposição do pintor ítalo-brasileiro Alfredo Volpi (1896-1988). A mostra, que reunirá 30 telas do artista, é um recorte da que foi apresentada em Londres, no ano passado. Além destas obras, uma pintura à óleo do artista que integra o acervo do MAM também será exposta. O evento, segundo o diretor do museu, Zivé Giúdice, será a custo zero para o estado. “Essa é uma iniciativa da direção do museu em parceria com as galerias Paulo Darzé (Ba) e Almeida e Dale (SP) que, generosamente, se uniram para bancar a exposição. Segundo Giúdice, nem o seguro, que seria na faixa dos milhões, serão arcados pelo governo da Bahia. “A vigência do seguro que fizeram para a exposição na Inglaterra ainda não acabou, daí que as obras já estão seguradas e não arcaremos com nada”, diz. A curadoria será de Paulo Herkenhoff.

Saindo do fornoEducações, Culturas e Hackers: escritos é reflexões é o novo livro do professor Nelson Pretto, titular da Faculdade de Educação da UFBA, que será lançado no próximo dia 13, das 17 às 20 horas, no Palacete das Artes, na Graça. 

Arquiteta ganha dois prêmios por seu trabalho em 2017 (Foto: Tati Freitas / Divulgação)  Dolores Landeiro recebe o prêmio das mãos do filho, o galerista Luis Fernando Landeiro Dolores Landeiro foi a grande vencedora do Prêmio Núcleo Destaque 2017, promovido pelo Núcleo de Decoração da Bahia, na última quinta-feira, durante festa a rigor, na Pupileira. A arquiteta levou dois prêmios para casa. Nas categorias Projeto Comercial e Mostra de Decoração. Sucesso! 

Comida com arte E amanhã chega ao fim a edição deste ano do projeto Domingo Gastronômico, no Centro Histórico, com a participação de 16 restaurantes reproduzindo a Culinária Baiana Original com Arte, de Manuel Querino. Os cardápios – entrada, prato principal e sobremesa - têm preços de até R$ 50,00. Durante o almoço, os comensais são brindados com cenas curtas da dramaturgia gastronômica criadas por Aninha Franco e dirigidas por Rita Assemany. Imperdível!

Poesia nos tempos da internet   (Foto:Divulgação)  O jornalista e escritor Nilson Galvão volta ao mercado com novo livro de poesia O Espiritismo Segundo o Google Street View é o nome do livro que o jornalista, poeta e escritor, Nilson Galvão, lança, no próximo dia 5, às 18h30, na Biblioteca do Goethe Institute (Icba), no Corredor da Vitória. Após o lançamento, o autor participará de um breve bate-papo com o público para falar sobre o processo criativo de sua poesia. 

Escritório de Sidney Quintela festeja maioridade   (Foto:Divulgação) Com endereços no Brasil e em Portugal, o arquiteto feirense completa 18 anos de mercado O arquiteto Sidney Quintela vai movimentar a Ladeira da Barra no próximo dia 7, a partir do meio-dia. O baiano, que vive na ponte-aérea Salvador-Lisboa, onde possui endereços comerciais, vai festejar os 18 anos do seu escritório de arquitetura (SQ Arquitetos Associados) com uma festança. 

Homenagens para Krajcberg na Bahia e no Rio O artista plástico Frans Krajcberg ganhou a primeira homenagem pós-morte. O polonês, que era radicado na Bahia, vai dar nome à Vila dos Atletas, no Rio de Janeiro, que passará a chamar Parque Frans Krajcberg. O decreto foi publicado no Diário Oficial do município do Rio, na última quarta-feira. Mas a maior homenagem acontecerá amanhã, em Nova Viçosa, no extremo sul da Bahia, quando seus amigos depositarão suas cinzas no tronco de uma árvore escolhida por ele, no sítio Natura, onde viveu nas últimas quatro décadas. Essa era uma das vontades do artista. A outra era ver seu museu-fundação aberto ao público, obrigação agora do Governo do Estado, herdeiro do seu patrimônio e do seu acervo artístico.

Solidariedade E a Cidade da Luz, em Pituaçu, promove hoje, das 9h às 14h, mais um bazar solidário com renda revertida para as obras assistenciais da casa comandada pelo médium José Medrado. 

Igreja do Bonfim lança kit para Lavagem  O padre Edson Menezes Silva, reitor da Basílica do Bonfim, apresentou ontem a programação religiosa da tradicional Festa do Senhor do Bonfim. Nesta edição, a igreja lançou o kit Lavagem de Corpo e Alma, composto de uma camiseta, um boné e uma garrafa de água mineral (que poderá ser abençoada na igreja) para quem quiser participar do cortejo religioso, que acontece no dia 11 de janeiro.. A expectativa é que sejam vendidos 20 mil kits. A renda será revertida para as ações do Projeto Bom Samaritano.