Grilagem de terrenos estaduais é alvo de investigação do MP

Por Jairo Costa Jr., com Luan Santos

Publicado em 1 de outubro de 2017 às 08:12

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O Ministério Público estadual (MP) iniciou investigação contra a chefe da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), Renata Rossi, por ato de improbidade administrativa e prevaricação. A suspeita é que ela permitiu a grilagem de terras do estado na região do Projeto Baixio de Irecê, conduzido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Segundo denúncia feita por um procurador do estado, que deu origem à investigação, foram identificados indícios de venda de terrenos estaduais por terceiros para a Codevasf. O relatório feito por ele, contudo, teria sumido e só reaparecido cinco meses depois, o que retardou a investigação. A denúncia diz ainda que a gestora, ao tomar conhecimento das suspeitas, não permitiu a continuidade da investigação e determinou a saída do procurador para outro órgão.

Apuração  O procurador que denunciou o caso ao MP foi convocado a depor na próxima semana. A apuração é conduzida pela promotora Edna Márcia Souza Barreto, de Irecê.O vereador faz uma oposição irresponsávelVice-prefeito Bruno Reis, do PMDB, ao Bocão News, criticando a postura do líder da oposição na Câmara de Salvador,  José Trindade (PSL), que será processado pelo prefeito ACM Neto (DEM)  

Ressaca Integrantes da bancada governista na Câmara de Vereadores não ficaram nada satisfeitos com o voto contrário de Edvaldo Brito (PSD) no projeto que trata de alterações na cobrança do IPTU, na última quarta. A avaliação é que Brito deveria votar favorável ao projeto, já que apresentou uma emenda que beneficiava profissionais liberais. Por beneficiar a classe média, era a emenda mais cobiçada. Os governistas entendem que os vereadores Cézar Leite (PSDB) ou Alexandre Aleluia (DEM) deveriam assinar a proposta. 

Olho grande A debandada de deputados estaduais do PSL despertou o interesse de outros partidos  além do Pros, para onde foi Manassés. O Solidariedade já está de olho em Nelson Leal.  Caciques da sigla pretendem formalizar um convite. 

Herdeira A enfermeira Luciane Vieira, viúva do ex-presidente da Câmara de Feira Santana, Ronny  Miranda, deve ficar com o capital político do marido. Filiada ao PHS, partido de Ronny, ela vai assumir o comando da legenda no município e pode ser candidata a deputada federal, cargo desejado por ele, que faleceu em agosto. Caciques da sigla apostam nela e dizem que Luciene está empolgada com a possibilidade.

Divisão Tem gerado críticas a separação entre o plenário da Câmara Municipal de Feira de Santana e o público, por meio de um vidro, implantado por questões de segurança. Frequentadores das sessões da Casa dizem que quase não conseguem ouvir os temas debatidos pelos vereadores. Reclamam também que não participam das discussões.

Pílulas Compensação O vereador Felipe Lucas (PMDB) apresentou um projeto de lei propondo que, caso haja  falta de água, o consumidor tenha desconto na conta mensal. A redução proporcional na tarifa passa a contar a partir do quarto dia de racionamento. “O consumidor é penalizado duas vezes, na privação da água e no pagamento de um valor igual àquele que  não teve o abastecimento interrompido”, argumenta.Sem solução Crítico da reforma política aprovada pela Câmara dos Deputados, o senador Otto Alencar afirmou que o Brasil, com 28 partidos representados no Congresso, é ingovernável. “Grandes estadistas como Barack Obama, Angela Merkel e Emmanuel Macron fariam péssimos governos aqui”, disse. Para Otto, as coligações proporcionais deveriam acabar já em 2018.