Grupo apresenta cenas teatrais em ônibus de Salvador

Projeto será realizado nas linhas que passam pelas regiões da Suburbana, Orla e Centro

Publicado em 16 de outubro de 2017 às 10:37

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Betto Jr.

Quem anda de ônibus por Salvador quase sempre se depara com cenas inusitadas no buzu. Do ambulante que vende seus produtos de maneira pouco convencional a artistas que recitam poesia, cantam músicas e fazem mímicas. Esta semana, um grupo de atores vai encenar esquetes teatrais no transporte público da cidade e também no Buzufba - os ônibus da Universidade Federal da Bahia. “O ônibus nos presenteia com a possibilidade de irradiar arte enquanto somos premiados por milhares de sorrisos, olhares surpresos, atentos e curiosos. Essa troca, esse amor pela arte não tem preço”, afirma o diretor teatral Kadu Lima, idealizador da mostra Curta Cena no Buzu.

Até o dia18 de outubro, as cenas serão apresentadas nas linhas de ônibus que trafegam pelas regiões da Suburbana, Orla e Centro, além das linhas dos ônibus Ufba, das 9h às 21h. O elenco é formado por Emillie Lapa, Enzo Amorim, Geisla Abreu, Kalu Santana, Rafhael Ruvenal, Raiane Delego e Ruth Nunes, sob a direção teatral de Kadu Lima. As apresentações serão gratuitas, mas para quem quiser contribuir com os artistas, haverá passagem de chapéu.

O projeto é o desdobramento de um processo continuo de pesquisa e práticas experimentais de teatro nos ônibus no qual desenvolvem apresentações juntos desde o ano de 2010. De acordo com o diretor teatral do Coletivo, Kadu Lima, o grande desafio dos artistas de teatro é formar público e uma saída estratégica para difundir o acesso à arte teatral nos espaços da cidade é o transporte público. “Afinal, nos ônibus não precisamos buscar público e formar plateia, pois eles já estão lá, sedentos por arte, mesmo que alguns ainda não saibam disso”, afirma.

Os espetáculos apresentados valorizam a cultura popular e não deixam de debater temas contemporâneos, como a questão do assédio às mulheres em espaços públicos. "Isso é algo muito grave e que acontece diariamente em diversos espaços públicos, dente eles o ônibus. Por isso decidimos fazer nesse espaço um manifesto poético em repúdio a qualquer tipo de abuso contra a mulher em qualquer espaço que seja”, explica Kadu Lima.