Grupo preso em Portão pertence ao CP e pretendia atacar BDM

Polícia se antecipou a ataque; dois suspeitos acabaram mortos

  • Foto do(a) author(a) Tailane Muniz
  • Tailane Muniz

Publicado em 20 de novembro de 2017 às 13:25

- Atualizado há um ano

. Crédito: Tailane Muniz/CORREIO

A operação das polícias Civil e Militar, ocorrida na manhã desta segunda-feira (20), na localidade do Pé Preto, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, frustrou os planos de integrantes da facção criminosa Comando da Paz (CP).

A ação resultou na morte de Iuri Santos Santana, conhecido como Cafu, 17 anos, e de Márcio da Anunciação, 18. Presos em flagrante, Antônio Abrão Rodrigues Souza, 21, Marcos dos Santos Gomes, 20, e Rosileide Araújo Santos, 32, devem passar por audiência de custódia nesta terça-feira (21).

Segundo a polícia, todos são integrantes do CP e têm registro policial por tráfico de drogas. Conforme a titular da 34ª Delegacia (Portão), delegada Andrea Arrais, membros da CP se organizavam para atacar o Bonde do Maluco (BDM), que promoveu a morte de Leonardo Costa Nonato, o Léo Grande, no último dia 3 de outubro."Antes disso, em setembro, houve um duplo homicídio, também resultado das incursões da BDM. É até complicado falar os nomes dessas facções, mas a verdade é que eles, do CP, dominaram Portão. Então, os outros [BDM] aparecem ocasionalmente para matar e tentar tomar o comércio [de drogas]", explica Andrea Arrais.Ainda conforme a delegada, a CP comanda a maior parte de Portão há mais de dez anos, tendo a BDM uma pequena participação no tráfico do local. 

"Infelizmente, os grandes chefes comandam a CP de dentro do presídio", salienta ela, se referindo aos irmãos Djavan Santos Conceição, o Edcity, Edson Santos Cruz, o Gana, e Jackson Santos Conceição, o Jackinho, presos no Complexo de Mata Escura.

Ataque A Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) informou que os suspeitos planejavam executar uma chacina contra uma facção criminosa rival na localidade de Pé Preto, em Portão. Por meio do Serviço de Inteligência da 34ª Delegacia, policiais civis receberam informações de que um grupo de homens armados estava na região planejando atacar uma facção rival.

Após fazerem o levantamento do informe, os investigadores solicitaram apoio aos militares 52ª CIPM e, juntos, foram até o local.

Ao chegarem na localização indicada pela denúncia, as equipes foram recebidas a tiros - no revide, dois criminosos foram baleados e mesmo sendo encaminhados ao Hospital Menandro de Faria, não resistiram aos ferimentos, destacou a SSP, em nota. 

Com o trio foram apreendidos duas pistolas, munições de fuzil e de outros calibres, uma sacola com drogas e roupas camufladas. Antônio, Rosileide e Marcos foram autuados por tráfico de drogas e associação ao tráfico mas devem responder também por porte ilegal de armas e utilização de munições de uso restrito.