Hora do Start

Por Donaldson Gomes

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Publicado em 4 de setembro de 2017 às 00:01

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O mercado publicitário baiano iniciou na última semana uma ofensiva para conquistar novos anunciantes, ou aqueles que estão há mais de 24 meses sem anunciar. A Abap, em parceria com o Sinapro, e apoio de outras quatro entidades do mercado publicitário baiano, lançaram na última semana o Programa Start, que promete descontos e condições de pagamento diferenciadas para novos anunciantes. Em relação aos descontos, o percentual vai depender de cada empresa, mas o presidente em exercício da Abap, Américo Neto, conta que as agências foram instruídas a oferecer 30% e a possibilidade de dividir o pagamento em até três vezes - algo que não é usual no mercado, diz ele. São mais de 30 agências e mais de 30 veículos de comunicação participando. 

Novos tempos A busca por novos anunciantes se deve aos novos tempos. O mercado publicitário se deu conta de que anunciantes tradicionais deixaram o mercado nos últimos anos, por conta de processos de fusão, ou mudança dos centros de decisão. Ao mesmo tempo, alguns setores do mercado começam a dar sinais de recuperação em relação à crise econômica, analisa Américo Neto. “É fato que o pior já passou. Temos uma retomada no setor de comércio e serviços, o setor de saúde, que se manteve firme, continua investindo. O último deve ser o imobiliário”, acredita Américo.  O presidente da ABMP, João Gomes, destaca a importância da comunicação para o empreendedores de pequeno e médio porte. “O grande propósito deste programa é propiciar aos novos anunciantes, ou a quem está muito tempo fora, a oportunidade de fazer comunicação. Comunicação é parte da solução, não é parte do problema”, defendeu. 

Caminho aberto No último mês de junho, a Concessionária Bahia Norte atingiu a marca de R$ 73 milhões em pagamento do Imposto sobre Serviços (ISS) aos sete municípios da área de influência do Sistema BA-093: Camaçari, Simões Filho, Salvador, Lauro de Freitas, Mata de São João, Dias D’Ávila e Candeias. O imposto, que começou a ser pago em agosto de 2010,  é proveniente dos serviços de ampliação e restauração das rodovias, além da operação das praças de pedágio. A divisão do bolo é proporcional à extensão de cada município por onde passam as rodovias. É mais um benefício da concessão, assim como a geração de emprego e a segurança viária. 

Confira abaixo a lista com o ISS pago a cada um dos municípios: (em milhões de reais) 

Camaçari                  19,6Simões Filho            16,0    Salvador                   11,8Candeias                  8,2Mata de São João    8,1Lauro de Freitas       5,6Dias D’Ávila              3,4

Rodada Reversa O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) promoveu uma rodada de negócios entre empresas baianas na última semana que movimentou R$ 28 milhões.  A metodologia usada foi a de Rodada Reversa, onde 18 empresas fornecedoras mostraram seus produtos e serviços a compradores em apresentações com duração média de 10 minutos, cada. 

No horizonte

Céu não é limite. O Senai Cimatec, a Embrapii e a Embraer celebraram na última quinta-feira cinco anos de parceria na área de P&D. Atualmente, o trio conta com três projetos em andamento, com investimentos que ultrapassam os R$ 8,2 milhões. 

Segurança. As discussões de mudanças na Previdência despertaram o interesse das pessoas em planejar financeiramente o futuro da família. Reflexo disso, a  Porto Seguro identificou crescimento de 29% na procura por Seguro de Vida Individual na Bahia no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado.

Segurança II. No mesmo período, a Mongeral Aegon, uma das três maiores seguradoras independentes do país, registrou aumento de 63% nas vendas de planos de previdência complementar em Salvador.