Ifba cancela Jogos dos Servidores e decreta luto após acidente com morte

Servidora de Paulo Afonso morreu em capotamento de van da instituição na BR-324

  • Foto do(a) author(a) Milena Hildete
  • Milena Hildete

Publicado em 27 de novembro de 2017 às 19:51

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) cancelou os Jogos dos Servidores 2017 e decretou luto oficial de três dias após o acidente que resultou na morte de uma servidora e deixou três outros funcionários gravemente feridos, na tarde deste domingo (26). Uma van que levava 11 servidores capotou na BR -324, na localidade de São Sebastião do Passé, Região Metropolitana de Salvador. A vítima fatal, Francidenide de Sá Nascimento, era lotada na unidade de Paulo Afonso, no Vale do São Francisco, e, por conta disso, as aulas no local foram suspensas por três dias. 

A van pertencia ao Ifba e levava os servidores para os Jogos dos Servidores, em Simões Filho, também na RMS. Francineide morreu no local do acidente. Em agosto do ano passado, ela havia sido promovida. Deixou o cargo de assistente de diretor de Administração e passou a diretora de Administração e Pagamento do Campus Paulo Afonso. Na tarde desta segunda, o corpo da servidora permanecia no Instituto Médico Legal (IML), em Salvador. Cerca de 280 pessoas iriam participar dos jogos, que ocorreriam até o próximo dia 30. O início das competições foram neste domingo. 

Resgate e acidente Segundo uma fonte do Ifba, que preferiu não se identificar, a van – modelo Peugeot Boxter, placa NZQ 5687 – levou uma fechada de um caminhão, o que teria provocado o acidente.

Um helicóptero do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar foi usado no resgate dos feridos mais graves, entre eles, um homem e uma mulher, que foram socorridos para o Hospital do Subúrbio pelo helicóptero Guardião 05. “Encaminhamos as duas vítimas mais graves para o Hospital do Subúrbio, unidade mais próxima do acidente. Ficamos felizes em poder salvar vidas”, contou o tenente Edson, comandante da aeronave. Van capotou com 11 servidores do Ifba (Foto: Divulgação/SSP) Segundo o Ifba, os feridos foram encaminhados para o Hospital do Subúrbio, em Salvador, e para o Hospital de Simões Filho.“Permanecem internados Luan Philipe Herculano Braz, Celso Melo Araújo e Ivone Gonsalves dos Santos. Os demais ocupantes do veículo foram atendidos e liberados”, diz a nota.Até a noite desta segunda, o estado de saúde dos três que permanecem internados ainda não havia sido divulgado.

Psicólogos da instituição foram deslocados para o Sesi, em Simões Filho, para atender algumas vítimas do acidente, que ficaram traumatizadas com o ocorrido, e outros servidores que ficaram abalados por conhecer os acidentados. Helicóptero do Graer é usado em resgate de vítimas na BR-324 (Foto: Divulgação/SSP) Veja a nota oficial divulgada pelo Ifba nesta segunda:O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) informa que os Jogos dos Servidores 2017 foram cancelados e decreta luto oficial de três dias, em respeito às vítimas do acidente ocorrido na tarde de ontem (26), na BR-324, em São Sebastião do Passé.

O IFBA comunica ainda que as atividades no campus Paulo Afonso, onde a servidora Francineide de Sá Nascimento estava lotada, estão suspensas por três dias e que será realizado um culto ecumênico hoje (27), às 20h, no Sesi de Simões Filho, aberto ao público, em homenagem à servidora.

Desde que o Instituto tomou conhecimento do ocorrido, os gestores e a comissão organizadora do evento dedicaram-se ao socorro e atendimento às vítimas do acidente e seus familiares, bem como aos participantes do evento. Dessa forma, as ações relacionadas à gestão dos jogos só puderam ser decididas no dia de hoje. A comissão organizadora do evento esclarece que garantirá que toda a logística de hospedagem e alimentação das delegações seja mantida até a quarta-feira (29) pela manhã, para que os servidores retornem aos seus campi em segurança.

O IFBA agradece a todos os servidores que ajudaram no resgate das vítimas, aos Institutos Federais, ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação, Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e demais parceiros do IFBA, que nos prestaram solidariedade neste momento difícil.

Confira a lista de ocupantes da van: Arleno José de Jesus

Celso Melo Araújo

Francineide de Sá Nascimento

Ivone Gonsalves dos Santos

João de Pontes Belo

Josinaldo Manoel Cardoso

Linsmar Vinícius de Santana Luz

Luan Philipe Herculano Braz

Marcus Vinícius Magalhães Lima

Micael Siqueira Silva

Wagner da Silva Teixeira