Inquérito sobre morte de adolescente na Barra foi concluído após prazo

Suspeito recebeu alvará de soltura; a prisão preventiva dele foi pedida novamente

Publicado em 10 de maio de 2017 às 18:56

- Atualizado há um ano

O inquérito sobre a morte do adolescente Claudison Alberto Silva Júnior, 15 anos, durante um assalto na Barra, foi concluído dois dias depois do prazo. A informação é da titular da 14ª Delegacia (Barra), Carmen Dolores, responsável pela investigação. O suspeito do crime, Geovane de Santana Rocha, 22 anos, recebeu alvará de soltura na segunda-feira (8). (Foto: Divulgação/Polícia Civil)De acordo com a delegada, Geovane é suspeito de ter praticado outros assaltos na região e sua soltura representa risco à sociedade. “A investigação está pronta, pelo grau de perigo que ele representa, estando solto ele pode cometer outros crimes”, afirma, dizendo que acreditava que ele continuaria detido pelo fato de haver outros elementos sustentado sua prisão. Ela citou como exemplo o fato de Geovane ter várias passagens pela polícia por roubo e inclusive ter sido reconhecido por suas vítimas. 

Na decisão, a juíza substituiu a prisão por medidas cautelares preventivas. Geovane terá que comparecer em juízo todos os meses a partir do dia 10 de maio para informar sobre as atividades; está proibido de deixar Salvador sem autorização da justiça; não poderá frequentar bares, boates e festas de largo; e não poderá ficar nas ruas entre às 19h e às 6h, de segunda à sexta-feira, e durante todo fim de semana.

Depois da soltura, a delegada pediu nova prisão preventiva do suspeito.

DecisãoA defesa de Geovane alegou que houve excesso no prazo para a conclusão do Inquérito Policial - que tem prazo de 30 dias. O advogado solicitou que o jovem respondesse ao processo em liberdade. A juíza Ailze Botelho Almeida Rodrigues acatou o pedido e o alvará de soltura foi expedido na segunda-feira (8).

O crimeO estudante Claudson Alberto Silva Júnior estava no portão do Edifício Guarujá, onde morava com a mãe, quando foi abordado por dois homens em uma motocicleta, por volta das 20h. O jovem voltava da escola e carregava uma mochila nas costas quando foi abordado pelos criminosos. Os bandidos exigiram que ele entregasse os pertences, mas o estudante reagiu. Adolescente morreu na porta de casa (Foto: Reprodução)Um dos bandidos desceu da moto e tentou tirar a mochila à força da vítima. Os dois entraram em luta até que o assaltante sacou a arma e atirou três vezes contra Claudson. O estudante foi baleado duas vezes, no tórax e ombro, e caiu logo depois. O criminoso voltou para a moto e a dupla fugiu.

O adolescente foi socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu aos ferimentos e morreu dois dias depois. A ação dos bandidos foi registrada por uma câmera de segurança. 

[[saiba_mais]]