Inspiração: Seminário sobre a Av. Paulista será exibido nesta segunda no Cine Glauber Rocha

O evento será transmitido simultaneamente em várias cidades do país nesta segunda-feira (17), às 14h, sendo exibido aqui em Salvador no Espaço Itaú de Cinema, na Praça Castro Alves

  • D
  • Da Redação

Publicado em 15 de julho de 2017 às 21:42

- Atualizado há um ano

As regiões históricas de Salvador estão no centro das discussões públicas. Buscando inspiração no exemplo das recentes transformações da famosa Avenida Paulista, em São Paulo, será exibido ao vivo em Salvador o seminário “Avenida Paulista, Novos Projetos, Novos Rumos”, iniciativa da Arq Futuro, apoiada pelo Instituto Antônio Carlos Magalhães (IACM). O evento será transmitido simultaneamente em várias cidades do país nesta segunda-feira (17), às 14h, sendo exibido aqui em Salvador no Espaço Itaú de Cinema (Cine Glauber Rocha), na Praça Castro Alves. 

A ideia é o que seminário sirva de referência para o estudo da construção de um corredor cultural em volta da Avenida Sete de Setembro, mantendo suas características comerciais. Assim como a Paulista, houve uma época em que a Av. Sete era considerada o principal eixo comercial da cidade, mas foi perdendo espaço para o surgimento de outras áreas urbanas em volta dos shopping centers.O evento contará com debate entre os arquitetos Kengo Kuma – que assina o projeto da Japan House São Paulo –, Vinícius e Marcelo Morettin, do escritório Andrade Morettin Arquitetos, responsáveis pelo projeto da nova sede do Instituto Moreira Salles. Junto com o novo Sesc Paulista, a abertura destes dois espaços na Av. Paulista tem intensificado o processo de transformação da região no principal polo cultural da capital paulista. 

Após as apresentações, os arquitetos responderão em tempo real as perguntas do público presente nas cidades de Brasília, Curitiba, Florianópolis, João Pessoa, Porto Alegre, Rio de Janeiro, onde o seminário também será exibido.

PotenciaisDe acordo com o arquiteto e urbanista Nivaldo Andrade, professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (Ufba), embora a discussão seja sobre a Paulista, muita coisa pode ser aplicada aqui. Para ele, o trecho de 4,5 km da Av. Sete é cercado de potencial cultural, já que está próximo de dois dos teatros mais representativos construídos no século XX, o Teatro Castro Alves, no Campo Grande, e o Teatro Gregório de Mattos, na Praça Castro Alves. A área abriga ainda o Teatro Vila Velha, as salas do próprio Cine Glauber Rocha, o Espaço Cultural da Barroquinha.

“Desviando poucos metros da Avenida Sete, no trecho entre o Campo Grande e a Praça Castro Alves, é possível encontrar outros equipamentos de igual importância, como o Teatro Gamboa, o Museu do Traje e do Têxtil, o Gabinete Português de Leitura, a Biblioteca Pública do Estado, o Museu de Arte Sacra e a CAIXA Cultural”, enumera ele. A principal crítica do arquiteto atualmente é que caminhar pelo trecho virou um tormento, justo que a prioridade tem sido os automóveis. “Hoje as pessoas não circulam bem por ali por falta de passeio, as pessoas têm que circular pela rua, no meio dos carros. É preciso privilegiar o pedestre ao invés do automóvel. É claro que é preciso ter vaga e é possível articular isso com a prefeitura para que se criem mais edifícios-garagem. Em Salvador a gente é mal acostumado a estacionar de graça, mas quem quer andar de carro tem que pagar por esse privilégio”, argumenta ele.

A criação dos edifícios-garagem sugerida por ele seria uma alternativa para resolver a queixa dos comerciantes, preocupados que a redução de estacionamento possa impactar o comércio local, como se viu na obra realizada na Barra.

SERVIÇO

Seminário “Avenida Paulista, Novos Projetos, Novos Rumos”

Quando: 17 de julho (segunda-feira), às 14

Onde: Espaço Itaú de Cinema (Cine Glauber Rocha), Praça Castro Alves, Centro

Quanto: Gratuito