Internet de graça: wi-fi será liberado durante o Festival Virada Salvador

Oitenta antenas vão garantir sinal; festa terá transmissão ao vivo no canal do FitDance no Youtube

  • Foto do(a) author(a) Carol Aquino
  • Carol Aquino

Publicado em 26 de dezembro de 2017 às 14:45

- Atualizado há um ano

. Crédito: Max Haack/ Divulgação PMS

Oitenta antenas de internet vão garantir wi-fi para quem quiser postar selfies no Instagram, ao vivos da contagem ou mandar aquele áudio com desejos de Feliz Ano Novo durante o Festival Virada 2017, que começa nesta quinta-feira (28). A velocidade mínima para quem acessar será 0,5 MB e poderá chegar até 60 ou 70 MB, se você der a sorte de estar sozinho próximo a uma antena. Esta e outras novidades foram anunciadas pelo prefeito ACM Neto e secretariado durante coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (26). 

Cada antena tem capacidade para suportar até 250 conexões simultânea, garantindo wi-fi para quem for curtir os shows na Arena Daniela Mercury - a rede pode ser acessada digitando #conecta_salvador. No ano passado, no Réveillon da Praça Cayru foram apenas dez antenas. O Festival será transmitido ao vivo pelo canal no Youtube do grupo FitDance. O grupo também se apresentará durante o intervalo dos shows.  Prefeito ACM Neto e vice Bruno Reis em volta inaugural na roda-gigante do festival (Foto: Max Haack/ Divulgação Secom PMS) Por questões de segurança, as antenas de wi-fi estarão após a mesa de som. Segundo o presidente da Coodenadoria de Governança Eletrônica (Cogel), Alberto Braga, essa medida foi tomada para evitar furtos e roubos na área em frente ao palco. Como ali há uma maior concentração de pessoas, a intenção é que evite-se o uso do celular. 

Revista  Policiais militares e guardas municipais irão revistar todos os que forem curtir o Festival Virada Salvador na Boca do Rio, em busca de armas, drogas, objetos perfurocortantes e bebidas. O acesso de pessoas para Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, será feito exclusivamente por três entradas, uma de cada lado da Arena - mais a do estacionamento. “Não adianta vir aqui com outra intenção que não seja a de curtir, a de brincar”, avisou o prefeito ACM Neto. Treze câmeras foram instaladas na Arena e seu entorno. 

Não será permitida a entrada de garrafas de vidro, por se tratar de um objeto perfurocortante, inclusive de espumante. “Para estourar o espumante, a pessoa terá que ficar fora da Arena”, avisa o secretário Municipal de Ordem Pública, Marcos Passos. A Guarda Municipal vai colocar 510 agentes por dia para fazer o patrulhamento preventivo, dar apoio aos diversos órgãos que estarão atuando na festa. Os agentes também estarão recolhendo documentos e objetos perdidos durante o evento - a relação estará disponível no site da instituição. 

'Não é pra tomar banho' Uma das grandes preocupações da Prefeitura neste Ano Novo é em relação ao acesso à Praia da Boca do Rio. O prefeito recomendou que os espectadores do Festival se restrinjam ao tradicional pulo das sete ondinhas e o depósito de flores no mar. "O mar aqui é batido. Não dá para combinar bebida com natação. O desejo é que as pessoas tenham o mar como espaço de contemplação. Não é para tomar banho", disse Neto. A Salvamar irá disponibilizar uma moto aquática para emergências e colocará 24 salva-vidas de plantão noite e dia orientando a população na areia da praia. Além disso, serão montadas cinco bases elevadas para ajudar no monitoramento. 

Para atender a ocorrências, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai disponibilizar um módulo com 20 leitos, sendo que um deles de UTI. A estrutura contará com o dobro de vagas em relação ao ano passado e funcionará das 18h às 6h entre os dias 28 e 31 de dezembro e das 13h às 1h no dia 1º. Três ambulâncias do Samu estarão disponíveis para o público dos shows do Festvial Virada Salvador. O Pronto-Atendimento Alfredo Bureau, no Marback, terá equipes reforçadas para servir de unidade de referência. 

Mais de 550 sanitários químicos estarão disponíveis para o público do Festival, além de 21 conteineres climatizados. Ao longo de toda a orla, serão 1.076 sanitários químicos. No dia 31 de dezembro, serão mais de 1.000 agentes fazendo a limpeza pública desde Tubarão até a Praia do Flamengo. 

Maior festa do Brasil O prefeito ACM Neto disse, com orgulho, que Salvador contará com o maior Réveillon do país. "Em São Paulo, só serão três atrações e três dias de festa. O Rio de Janeiro terá apenas três atrações e somente um dia de festa. Aqui em Salvador, teremos cinco dias de festas, com seis atrações cada dia, sendo que aqui estaremos reunindo as maiores estrelas do Brasil. A estrutura que colocamos aqui não deixa nada a dever a qualquer evento particular", comemorou o gestor. 

Ele ainda destacou que mais da metade dos custos da festa neste ano, entre atrações e serviços, será bancado por meio de patrocínios arrecadados pela Prefeitura. "Isso facilita a administração municipal ampliar ainda mais a estrutura dessa festa e traz um retorno imenso para a cidade, principalmente para o setor de turismo e eventos”, afirmou o prefeito. Além da Ambev, através da marca Brahma Extra, foi anunciado o patrocínio da Caixa Econômica Federal, que também irá apoiar outros eventos na cidade durante o ano de 2018. A hashtag oficial do evento é #FestivalViradaSalvador.

Durante o Festival Virada Salvador os espectadores também poderão aproveitar uma roda gigante de 36 metros, a mesma que foi usada durante o Rock in Rio. O equipamento funcionará durante os dias da festa a partir das 16h. No mesmo horário, começará a funcionar uma tirolesa de 10m de altura e 80 me de extensão. O acesso a ambos é gratuito. 

Na hora em que bater aquela fome o público terá três opções. Ele poderá ir até a Vila Pelourinho, onde ficará o espaço gastronômico com seis restaurantes, ou procurar um dos sete food trucks, que servirão coxinha, hambúrguer,tapioca, yakisoba, entre outros. Na Feira Criativa, além de estandes de economia criativa, acessórios e camisetas, haverá aqueles de gastronomia.