Investigado por corrupção no boxe, presidente da AIBA renuncia

Associação será presidida interinamente pelo italiano Franco Falcinelli

  • D
  • Da Redação

Publicado em 20 de novembro de 2017 às 17:02

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fabrice Cofrini/AFP

Presidente da Associação Internacional de Boxe (AIBA), Ching-Kuo Wu renunciou ao cargo nesta segunda-feira (20), depois de 11 anos no comando da entidade. O tailandês é investigado por corrupação e , segundo ele, tomou a a atitude para que "possam ser resolvidos os problemas de dentro da AIBA".

"Tomei esta decisão para o esporte que eu amo e dedicou minha vida. Continuo empenhado em garantir uma entrega harmoniosa para a nova liderança. Agradeço o tempo em que fui autorizado a servir ao nosso esporte, à AIBA e à comunidade de boxe", declarou o dirigente.

Membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), Ching-Kuo Wu é suspeito de desviar R$ 42 milhões.  Com a decisão do tailandês, a presidência da AIBA passa a ser comandada de forma interina pelo italiano Franco Falcinelli. No dia 27 de janeiro de 2018 será realizado em  Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, um congresso extraordinário com todas as federações nacionais da AIBA para promover mudanças na sua diretoria 

"Gostaria de agradecer Ching-Kuo Wu por sua contribuição ao esporte do boxe e à AIBA ao longo de muitos anos e desejamos-lhe o melhor. Nosso foco está agora no futuro e nos concentraremos em nossa missão principal de promover e desenvolver o nosso esporte em colaboração com as 202 federações nacionais", disse Franco Falcinelli.