Ipac vai lançar editais para administração de largos do Pelourinho

Os Largos Tereza Batista, Quincas Berro D´Água e Pedro Archanjo serão licitados para produtoras culturais

  • Foto do(a) author(a) Thais Borges
  • Thais Borges

Publicado em 19 de setembro de 2017 às 06:05

- Atualizado há um ano

Fechados desde maio, os Largos Tereza Batista, Quincas Berro D´Água e Pedro Archanjo, devem ser reabertos em novembro. De acordo com o Ipac, após o fim das obras de reforma e revitalização, os espaços serão licitados: serão lançados três editais para que produtoras gerenciem os largos, criando uma programação cultural. 

As intervenções começaram no início desse mês e, de acordo com o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), têm previsão de durar três meses. “Os Largos do Pelourinho terão rotas de fuga, guarda-corpos adequados e todas as especificações de segurança exigidas pelas legislações vigentes”, afirmou o diretor de Projetos, Obras e Restauro do Ipac, Felipe Musse, na ocasião do anúncio das obras. 

Os largos foram fechados emergencialmente após serem condenados pelo Corpo de Bombeiros. Os espaços pertencentes estão passando por reforma e revitalização para atender aos shows e as atrações do Verão 2017/2018. “O projeto foi apresentado ao Corpo de Bombeiros que aprovou as soluções”, disse Musse. Serão investidos cerca de R$ 1,5 milhão nos três largos, incluindo a reforma elétrica, com uma grande subestação para um quarteirão inteiro. 

De acordo com o presidente da Associação de Comerciantes do Pelourinho (Acopelô), Clarindo Silva, o movimento caiu 50% comparado aos meses em que os largos estavam funcionando. "O fechamento das três praças de uma vez traz um prejuízo porque muitos baianos só vêm ao Pelourinho em eventos", disse. Segundo levantamento da entidade, 24% dos baianos que vai ao Centro Histórico vai por esse motivo.