Irmão confessa ter matado engenheiro em Conquista; corpo foi encontrado

Washington foi preso em flagrante por porte ilegal de arma e encaminhado para a Conjunto Penal de Vitória da Conquista

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de maio de 2017 às 10:52

- Atualizado há um ano

O corpo do engenheiro agrônomo Idione Silva Brito, 24 anos, que estava desaparecido desde a última quarta-feira (10), foi encontrado no final da tarde desta quarta-feira (17), em uma estrada de chão do povoado de Caiçara, em Vitória da Conquista, Sudoeste baiano. O crime foi cometido pelo irmão da vítima, segundo a titular da 2ª Delegacia da cidade, Jaqueline Ferreira.

De acordo com a delegada, Washington Brito confessou à polícia que matou o irmão por ter ciúmes e inveja dele. A versão inicial do criminoso era de que o agrônomo viajava com ele em uma moto, quando recebeu uma ligação de um cliente oferecendo um serviço. Idione teria pedido para que os dois aguardassem juntos a chegada de uma caminhonete preta. Ainda segundo o Washington, o irmão entrou no fundo do veículo e pediu para que ele seguisse viagem. 

"Levantamos várias suspeitas em relação ao desaparecimento. Mas descartamos a possibilidade de sequestro pois a família do agrônomo não possui bens materiais valiosos, nem foi feito pedido de resgate", pontua a delegada titular.  Idione Silva Brito, de 24 anos, estava desaparecido desta a última quarta-feira (10) (Foto: Facebook)Segundo ela, o irmão apresentou nervosismo durante depoimento dado na delegacia. "Estivemos na casa onde os dois moravam juntos. Lá encontramos uma arma e o anel de formatura de Idione". Aos policiais, o irmão confessou ter matado a vítima com três tiros, pois considerava que ele sempre recebeu maior atenção por parte dos pais. Os disparos acertaram o tórax, o queixo e a cabeça da vítima.

Durante a ação, Washington pediu a senha e o cartão de crédito do irmão, que se recusou a entregar. Foram levados dele a carteira, o cartão, um anel e um celular. Washington foi preso em flagrante por porte ilegal de arma e encaminhado para a Conjunto Penal de Vitória da Conquista. A prisão dele deve ser decretada na tarde desta quinta-feira (18).

Segundo a delegada, durante o desaparecimento do agrônomo, o irmão utilizava o aparelho celular da vítima para mandar mensagens para os familiares. Em uma das mensagens, Washington disse, se passando pelo irmão, que não voltaria para casa pois estava realizando um serviço. Um dia antes do corpo ser encontrado, ele chegou a enviar uma outra mensagem para mãe avisando sobre o crime.

"Ele ficou durante todo esse período se passando pela vítima e trocando mensagens com a família. Um dia antes do corpo ser encontrado, ele avisou que Idione estava morto e que era pra mãe não avisar a polícia. Caso isso acontecesse, ele seria o próximo a morrer", disse a delegada.

O corpo de Idione foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde está sendo realizada uma perícia para confirmar as informações dadas pelo irmão.