Italiano é condenado por infectar com HIV 32 mulheres e um bebê

Valentino Talluto escondia que era portador do vírus e insistia em sexo sem proteção; quando questionado, dizia ser alérgico a preservativos.

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de outubro de 2017 às 15:19

- Atualizado há um ano

. Crédito: Tiziana Fabi/AFP

O contador italiano Valentino Talluto foi condenado na última sexta-feira (27) a 24 anos de prisão por infectar mais de 30 mulheres com HIV (vírus que transmite a Aids) intencionalmente. Com o pseudônimo Hearty Style, ele conheceu mais de 53 mulheres na internet e fez sexo desprotegido sem contar que era portador do vírus até ser preso, em 2015.

O italiano, de 33 anos, alegava ser alérgico a preservativos quando as moças pediam para fazer sexo com camisinha. Ele ainda dizia que tinha acabado de fazer um teste de HIV e descartava ter qualquer doença sexualmente transmissível. Talluto infectou 32 mulheres, assim como os cônjuges de três delas e o bebê de uma quarta. A criança nasceu com encefalopatia (inflamação no cérebro), segundo os médicos, "devido ao vírus HIV contraído da mãe durante o nascimento".

Entre as parceiras do italiano a mais jovem tinha 14 anos e a mais velha, 40. Várias só souberam da condição quando a prisão dele foi noticiada pela imprensa. Durante o julgamento, que começou em março deste ano em Roma, capital da Itália, algumas contaram que continuaram com Talluto meses depois de descobrirem que tinham o vírus. O que as teria afastado dele foi a traição compulsiva - o italiano chegava a manter seis relacionamentos ao mesmo tempo. O contador italiano Valentino Talluto (Foto: Tiziana Fabi/AFP) A acusação pediu a prisão perpétua de Talluto por ele ter causado de forma intencional "uma epidemia". "Talluto nunca colaborou, fez declarações falsas, negou toda a responsabilidade (...). Suas ações tinham como único objetivo matar", afirmaram os promotores. A defesa alegou que os atos do italiano foram "imprudentes, mas sem intenção". Além disso, argumentaram que as mulheres poderiam ter sido infectadas por outros homens.

"Muitas das mulheres com quem me relacionei conheceram meus amigos e parentes. Disseram que eu queria infectar a maior quantidade de pessoas possível. Se fosse assim, teria buscado sexo casual em bares; não teria compartilhado minha intimidade com elas", alegou Talluto. Por fim, ele foi considerado culpado por ter causado "danos físicos graves e incuráveis" a suas vítimas e condenado a 24 anos de prisão.

Pelo mundo - Essa não foi a única condenação por contágio intencional de HIV. Nos Estados Unidos, mais especificamente no Missouri, um jovem de 23 anos foi condenado a 30 anos de prisão em 2015 por esconder que era soropositivo e fazer sexo sem proteção com cinco homens. Um deles acabou infectado. No mesmo Estado, outro homem, de 36 anos, foi condenado a 12 anos de prisão pela mesma acusação. Um de seus ex-parceiros afirmou ter sido infectado por ele.