Jau anima o Terminal Náutico em seu primeiro ensaio do ano

O Olodum se apresentou no Concha Negra. Veja programação dos ensaios de Verão

  • Foto do(a) author(a) Carol Aquino
  • Carol Aquino

Publicado em 7 de janeiro de 2018 às 22:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fotos: Betto Jr.

No entardecer no Terminal Náutico do Comércio, aos primeiros toques dos tambores do Cortejo Afro, o público já começou a se balançar. Mesmo sem saber cantar uma parte das músicas autorais do grupo, a galera não deixava de requebrar, balançar os braços e se jogar na vibe do afoxé. O grupo abriu neste domingo (7) o primeiro ensaio de Jauperi do ano, o Jau Natural. Nesta segunda (8), eles fazem o seu ensaio no Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho, que terá a participação de Daniela Mercury e Jota Velloso.

Para muitos, esse era o começo real do Verão, a estação das festas, dos ensaios para o Carnaval, da praia a todo vapor, da curtição. “Esse Verão enlouquece a gente, tem tanta festa. A gente tem que se organizar para ir para tudo”, contou a enfermeira Tâmara Oliveira, 32 anos. Solteira depois de 14 anos de relacionamento, ela está a fim de aproveitar tudo o que não pôde fazer enquanto estava comprometida. “Ano passado, eu conheci o Carnaval. Esse ano eu vou conhecer os ensaios de Verão”, disse. A bancária Aline Suzarte no show de Jau No primeiro domingo de 2018, o sol brilhou para todos. A designer gráfica Mariana Andrade, 23, estava a postos esperando o show de Jau começar. Cadeirante por causa de uma paralisia cerebral, ela veio pro ensaio de Jau para ver o seu artista favorito: Saulo. Fã do artista, do Carnaval e do Verão, ela conta que já começou a aprender as músicas e as coreografias do Verão e aposta no hit Popa da Bunda, de Psirico e Àttoxxá como a música do Verão. “O verão é a melhor época do ano, todo ano eu curto”, revelando que ainda pretende curtir os shows de Léo Santana e Harmonia.

De cerveja na mão e muito gingado no corpo, a professora Ana Paula Silva, 30, estava na maior expectativa pelo primeiro show do ano. Ela terminou um relacionamento neste domingo,07, e veio direto de Feira de Santana para o show de Jauperi.  Para ela, nada de lágrimas, só alegria. “O destino foi certo. Terminei o namoro bem no dia que vinha pro show”, conta falando que adora os ensaios de Verão e quer vir mais vezes a Salvador para curtir as festas.

A bancária Aline Suzart, 33 anos, estava ensaiando para os shows que vem por aí. Ela conta que é de aproveitar os doze meses do ano, porém janeiro e fevereiro têm uma energia e uma movimentação especial. “Hoje eu vim com a família, vim só para aproveitar o show. A gente sabe que o Verão é bom para conhecer gente, mas para a azaração é ótimo”, confessou. 

O anfitrião do Ensaio era só felicidade. “A casa tá lotada. O Jau Natural está sendo uma prévia linda do Carnaval. Nessa virada de ano, voltamos consolidados, com a participação de Saulo. O show correu num clima mais intimista, tranquilo, foi ao som dos grandes sucessos do cantor como Flores da Favela, Sandália de Couro e Cidades dos Poetas. Ao lado de um copo de vinho, ele não deixou de desejar saúde e dizer. “Só quero energia positiva durante o primeiro domingo do ano”, pediu o artista.

Toque dos tambores Ali perto, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, mais uma das atrações que simbolizam bem o que Salvador tem a oferecer durante a temporada festiva. A batida clássica dos tambores do Olodum fez o anfiteatro sacudir. Quem olhava do alto via um formigueiro de gente se mexendo, balançando o corpo.

Na plateia, dançando sem parar, estava a rainha do bloco afro Muzenza, que também reina nos ensaios de Verão. “Já fui pro ensaio do É o Tchan, do Ilê Aiyê, do Cortejo Afro, Léo Santana e é claro, para os do meu bloco”, conta a dançarina e pedagoga Cláudia Matos, 37. E quem pensa que ela parou por aí está enganado. “Dia 16, vou pro Olodum e Cortejo Afro. Salvador tem essa coisa de no Verão reunir, os ensaios, os shows. Eu tenho que fazer uma listinha: essa semana eu vou para esse, para esse...”, conta, revelando que tem preferência pelos shows dos blocos afro, pois se sente representada.

Também “metendo dança”, estava o casal Ricardo Carvalho, 37, e Ana Ísis Lago, 38. “Tem que vir e dançar, liberar a energia, se não, não adianta sair de casa”. Para ele, o mês de janeiro tem que ser de curtição intensa. “Os ensaios de Verão só têm essa época do ano. Salvador é mesmo a cidade dessa estação”, conta, revelando que ainda pretende ir ao ensaio do Harmonia do Samba, e no Baile da Santinha, do cantor Léo Santana. O Olodum se apresentou na Concha Acústica A esposa conta o porquê de tanta animação. “A gente curte Carnaval juntos há 18 anos. Mas vamos viajar esse ano para Boipeba, temos uma filha de 15 anos e quero deixar ela longe da violência”, fala. Também fã das festas típicas do começo do ano, ela fala que a ideia é se jogar em tudo o que puder. “Estamos em todos os shows dessa época que você imaginar”, conta.

Programe-se para o Verão

Harmonia do Samba Banda realiza na segunda (8), às 20h,  a primeira edição da Melhor Segunda-Feira do Mundo, no Wet’n Wild

Parangolé Banda estreia dia 10  as Quartas do Parango, no Galpão Live Music, Pituba

Denny Denan Estreia o Encontros de Verão, dia 10, no Largo Quincas Berro, no Pelô 

Léo Santana Agita o Baile da Santinha, dias 12, 19 e 26 no no Wet’n Wild, na Paralela

ÀTTØØXXÁ Grupo volta a sacudir o Largo Pedro Archanjo, no Pelô, dia 12

Psirico Grupo inicia seu ensaio dia 18, Porto Salvador, no Terminal Náutico de Salvador, Comércio.