Jegues estão liberados para participar da Lavagem do Bonfim

TJ derrubou na liminar que proibia animais em festas populares em agosto; prefeitura diz que não há proibição

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de janeiro de 2013 às 18:16

- Atualizado há um ano

Da Redação

A presença de jegues na Lavagem do Bonfim deste ano está liberada, segundo informou nesta quarta-feira (16) o Tribunal de Justiça da Bahia e confirmou a Secretaria de Comunicação da prefeitura. A Lavagem acontece nesta quinta-feira (17).

A decisão do pleno dos desembargadores do TJ foi tomada em agosto. Segundo o órgão, dois recursos contra a decisão já estão transitando na Justiça, mas não devem ser julgados até amanhã e, portanto, não interferem na liberação.

O TJ condiciona a liberação a uma fiscalização da prefeitura, que irá acontecer, ainda segundo a Secom.

A decisão, tomada com 24 votos a favor da participação dos animais e 10 contra em agosto do ano passado, e suspende os efeitos de uma liminar concedida pelo juiz Ruy Eduardo Almeida Britto, da 6ª Vara da Fazenda Pública da capital, de janeiro de 2011, que vetava o desfile de animais.

Foi a Prefeitura de Salvador que solicitou a suspensão da liminar, pedida por duas entidades protetoras dos animais - a Associação Brasileira Terra Verde Viva e a Associação Célula Mãe -, além da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).A justificativa dos desembargadores que votaram a favor é a preservação da tradição do desfile dos jegues na festa, desde que sob fiscalização para impedir maus-tratos