Jonas vai em busca dos próprios sonhos em filme baiano

Documentário da cineasta Paula Gomes ganhou o Prêmio Correio Walter da Silveira do Panorama Internacional Coisa de Cinema

  • Foto do(a) author(a) Roberto  Midlej
  • Roberto Midlej

Publicado em 16 de março de 2017 às 00:01

- Atualizado há um ano

Documentário conta a história de Jonas, que fez um circo no quintal (foto: Haroldo Borges/Divulgação)

 Jonas tem 13 anos e vive na periferia de Salvador. No fundo de sua casa, a contragosto da mãe, improvisou um circo com os amigos, onde participa de  tudo: é malabarista, trapezista, palhaço e faz até um cover de Michael Jackson. Mas Jonas e o Circo Sem Lona é muito mais que um documentário sobre a arte circense.

A relação de Jonas com o circo é somente uma metáfora para falar de nossos sonhos, nossos desejos e o que fazemos para realizá-los. Sobre como se deve enfrentar a resistência dos pais, da família e da sociedade, que veem como loucos ou obcecados aqueles que, como Jonas, vão atrás de seus sonhos com uma determinação de fazer inveja.

A diretora baiana Paula Gomes, 37 anos, interessou-se pela história do protagonista e encontrou um personagem que, apesar da pouca idade, tem uma maturidade impressionante. Por sua personalidade, venceu o Prêmio Correio Walter da Silveira do Panorama Internacional Coisa de Cinema de 2016.

Cotação: 

Horários:

 UCI Orient Shopping da Bahia 12  14h20 | 16h10 | 18h  Esp. Itaú Glauber Rocha 4  19h  Saladearte Cine Paseo 1  20h35  Saladearte Cinema do Museu  19h15