Jonga Cunha lança livro com a história dos bastidores do axé

CORREIO vai vender 'Por´trás dos tambores' junto com o jornal

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de janeiro de 2009 às 12:44

- Atualizado há um ano

A partir de amanhã, o CORREIO inicia uma promoção que marca o início das atividades do Núcleo de Novos Negócios, voltado para o mercado literário. E o escolhido foi o livro Por trás dos tambores , do produtor, músico e radialista Jonga Cunha, um dos nomes mais conceituados dentro da cena axé. Comprando o jornal e pagando mais 19,90 (na livraria custa R$ 35),o leitor adquire um exemplar. O livro teve festa de lançamento que contou com a presença de diversos artistas, como Ivete Sangalo, Saulo Fernandes e Manno, do Jammil.

Jonga Cunha e Ivete Sangalo no dia do coquetel de lançamento do livro(Foto: Divulgação | Edgar de Souza)

PARTINDO de experiências pessoais, o livro traz histórias contadas com humor, envolvendo grandes nomes da axé music, como Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Banda Eva e outros que ficam nos bastidores, mas que protagonizaram cenas inesquecíveis.

E Jonga - que é advogado de formação - conviveu com todo esse universo. 'Estou muito feliz com esta parceria com a Rede Bahia, através do CORREIO, porque possibilita a popularização do meu trabalho. Quanto mais o livro for lido, melhor', revelou o autor, em conversa com a reportagem do CORREIO.

Escrito - segundo o próprio autor - 'sem nenhuma pretensão literária', o livro terminou o surpreendendo:' A repercussão tem sido enorme. Tem gente de todo o Brasil me ligando, querendo saber como fazer para distribuí- lo. Por isso, estou correndo para estruturar uma distribuição maior', enfatizou.

Banda EME XXI é produzida por Jonga e André Simões(Foto: Divulgação)

Para Welter Arduíno, gerente de mercado leitor do CORREIO, o livro de Jonga é o ponto de partida para muitos outros lançamentos. 'A estratégia é fazer a distribuição em bancas especializadas com um perfil mais literário', esclarece Arduíno. Atualmente, Jonga produz com André Simões a banda EME XXI, formada por Cátia Guimma, Márcia Short e Carla Visi.

Margareth também vai contar sua trajetória musical

Cantora tem muito o que contar sobre o samba-reggae Jonga foi o pioneiro. Mas muita gente ligada à axé music está planejando escrever um livro para relatar suas experiências.

Margareth Menezes também planeja lançar livro contando a história do samba-reggae(Foto: Divulgação)

Entre elas estão a cantora Margareth Menezes, o cantor Bell Marques, do Chiclete com Banana, Daniela Mercury e o compositor Edmundo Caroso, autor de ‘Cometa mambembe’ em parceria com Carlos Pitta.

Pedrinho da Rocha e a história visual do Carnaval baiano

O designer Pedrinho da Rocha tem sua história de vida profissional totalmente ligada ao Carnaval. Ele criou, e continua criando, as fantasias da maioria dos blocos de Salvador, como Cheiro de Amor, Camaleão, Beijo, entre outros.

Do tempo das mortalhas até o atual abadá, Pedrinho sempre esteve na linha de frente. O mais importante: ele tem guardado o registro de todas as suas criações. É justamente por isso a ideia de lançar um livro contando a história visual da folia baiana nos últimos 30 anos.

Rocha vem trabalhando nisso há muito tempo. Tentou fazer uma coisa mais abrangente, que incluía textos, mas resolveu optar por aquilo que mais entende que é a programação visual. O livro está em fase final de acabamento e ele acredita que este ano consiga, finalmente, fazer o lançamento.

(Notícia publicada na edição de 16/01/2009 no CORREIO)