Josélia Aguiar volta à curadoria da Flip para a edição de 2018

A 16ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty acontece de 25 a 29 de julho na cidade carioca

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de novembro de 2017 às 18:09

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Após uma edição marcada pelo aumento no número de autoras mulheres, da maior participação de escritoras e escritores negros e de editoras de pequeno porte, a jornalista  baiana Josélia Aguiar volta à curadoria da Flip que, em 2018, acontece de 25 a 29 de julho, em Paraty.

A Festa Literária que, em 2017, trouxe uma nova forma de ocupação dos espaços públicos, ao centralizar suas ações na Praça da Matriz de Paraty, revitalizada em 2012, terá entre suas principais características a busca por novas formas de união das dimensões urbana e cultural.

"A Flip é um momento no qual você pode fruir a cidade potencializada pela arte e pela literatura. É o momento para recordar o que falta nas grandes cidades brasileiras: o diálogo entre o espaço urbano e seus moradores e visitantes, que nós desejamos fortalecer nessa 16ª edição", afirma o diretor geral da Flip, Mauro Munhoz. "Esse diálogo só é possível por meio da integração das artes com os espaços públicos, no que a Flip é pioneira, transformando a cidade em um espaço de fruição, troca de ideias e convivência democrática, que se casam com a proposta curatorial de Josélia Aguiar", completa.

A curadora diz que, no seu segundo ano, fará a mesma “pesquisa ampla em busca de novas vozes, modos de ver e construir narrativas, combinar linguagens e inventar sentidos.” De novidade para 2018, pretende também “descobrir como contribuir para a formação de plateias para uma festa literária como a Flip, a formação de leitores capazes de compreender linguagens e sentidos.”   Em dias conturbados como os de hoje, Josélia ressalta que não se pode prescindir de abrir espaços para ver, ouvir e ler: “Mais do que nunca é preciso aproximar o leitor da literatura e da arte, para tornar nosso ar mais arejado, ampliar nosso horizonte e aprofundar o entendimento das pessoas e do mundo”.